julho 28, 2023

Mitos e verdades sobre a máquina de lavar louças


Embora uma máquina lava-louças seja um sonho de consumo para muitas pessoas, ainda existem muitas dúvidas sobre a forma como o eletrodoméstico funciona. Desde quais utensílios de cozinha podem ser lavados na máquina até a quantidade de água e energia que ela consome, há quem acabe optando por seguir com a lavagem manual por acreditar que o investimento não vale a pena.


Pensando nisso, um especialista esclarece as principais controvérsias sobre o eletrodoméstico. Elvis Barreto, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Reckitt Industrial, que produz os produtos para lava-louças Finish, responde:


1. A lava-louças estraga os utensílios e panelas

Falso. A lava-louças é projetada para limpar diferentes tipos de utensílios, como pratos, panelas, talheres, copos e formas sem causar danos. No entanto, é importante verificar as instruções de uso e checar se existe alguma restrição específica da sua máquina ou do fabricante das louças.

 

2. A lava-louças consome muita água e energia

Falso. A lavagem manual requer uma quantidade significativa de água e energia, especialmente quando feita com água quente. Já a lava-louças é projetada para ser eficiente e economizar recursos, tornando-se uma opção mais econômica a longo prazo. Em comparação com a lavagem manual, a máquina pode gastar menos água e energia quando utilizada corretamente e em sua capacidade total.

 

3. É necessário lavar a louça antes de colocá-la na lava-louças

Falso. Fazer isso é desnecessário, pois a lava-louças é capaz de remover alimentos e sujeiras de maneira eficiente, já que ela possui jatos de água direcionados a todas as direções, alcançando até mesmo os cantos mais difíceis. Além disso, a máquina conta com produtos específicos que garantem a máxima performance na hora da limpeza, como detergentes próprios para atuar na remoção da sujeira. É recomendado apenas remover grandes resíduos antes de colocar o utensílio na máquina para evitar obstruções nos filtros, mas não é necessário pré-lavar completamente os itens antes disso - afinal, ela está aí justamente para facilitar o dia a dia e poupar o tempo demandado para essa tarefa.

 

4. A lava-louças não limpa corretamente panelas muito sujas ou queimadas

Falso. As lava-louças possuem programas de lavagem intensiva que juntamente com o detergente específico são capazes de lidar com panelas e utensílios muito engordurados ou queimados.

 

5. A lava-louças não é indicada para itens delicados e frágeis

Falso. A maioria das lava-louças possui programas específicos para lavar itens delicados, como taças e porcelanas. Ao utilizar essas programações, é possível limpar esses objetos com segurança e preservar sua qualidade e integridade física. Além disso, diferente da lavagem manual, a máquina faz a secagem da louça e conta com produtos específicos para essa etapa, evitando manchas e respingos.

 

6. A lava-louças não é higiênica e não elimina completamente as bactérias

Falso. As lava-louças utilizam água em altas temperaturas que auxiliam na eliminação de bactérias e germes, garantindo uma limpeza muito mais eficiente. Ao seguir as orientações de uso e manter a máquina limpa, o eletrodoméstico pode proporcionar uma higienização completa dos utensílios de cozinha.

 

7. A lava-louças é barulhenta e causa incômodo durante o uso

Relativo. Isso pode variar de acordo com o modelo e a marca da lava-louças, mas as opções mais modernas são projetadas com isolamento acústico para reduzir o ruído. Com o avanço da tecnologia, muitos modelos possuem baixo nível de ruído, proporcionando um ambiente tranquilo na cozinha.

 

8. É necessário limpar a lava-louças regularmente

Verdadeiro. Assim como qualquer eletrodoméstico, a lava-louças requer limpeza regular para manter seu desempenho e evitar a formação de odores. Verificar e limpar os filtros, as borrachas e as partes internas é fundamental para garantir o bom funcionamento da máquina.

 

9. As lava-louças são caras e ocupam muito espaço na cozinha

Relativo. A capacidade das lava-louças é medida em serviços, correspondendo às peças utilizadas por uma pessoa em uma refeição. Modelos de 6 ou 8 serviços são ideais para solteiros e casais sem filhos, enquanto famílias maiores podem investir em máquinas de 10, 12 ou 14 serviços. Em relação ao preço, embora seja geralmente mais elevado, é importante avaliar o custo-benefício. Na hora de escolher ter ou não esse eletrodoméstico, vale levar em consideração a economia de água e energia, bem como o tempo e o esforço economizados na cozinha.

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.