fevereiro 06, 2013

Seja zen onde estiver

As buzinas do trânsito, o chefe reclamando, as crianças gritando, o pinga-pinga no ar condicionado na hora de dormir, o vizinho de cima que resolve martelar às 23h. A correria do dia-a-dia está cheia de motivos para você se estressar. Os que citei são os que mais me incomodam (mesmo não tendo filhos, moro ao lado de creche), mas os seus podem ser diferentes ou até semelhantes aos meus.

Por isso é muito importante parar um pouco e relaxar a mente, esvaziá-la mais necessariamente. Tenho três momentos no dia em que obrigatoriamente eu relaxo e desencano do que quer que esteja acontecendo. Indo e voltando do trabalho (no ônibus ou no carro) escolho uma música bem tranquila e que me faça bem e mentalizo tudo de bom que quero que ocorra no dia ou agradeço pelo que aconteceu, se foi na volta. O terceiro momento é no banho, local mais fácil para relaxar.

Mas mesmo sem trabalhar, parques, praia, em uma caminhada consigo me desligar e me conectar em outro lugar que não o que estou vivendo. Não é fácil, mas é o que me faz não querer mandar para aquele lugar cada um que me irrita.

Mantras parecem funcionar com muitos, comigo não. Sou do tipo que me desconcentro com minha própria voz. A respiração lenta e profunda acalma e prestar atenção nessa respiração faz com que aos poucos você se desligue do exterior.

Com a respiração tranquila e a mente sossegada pensar em coisas boas parece natural, agradecer pelo que tem é consequência, uma vez que você passa a enxergar as coisas boas com mais facilidade. Nada de pensamentos sobre o futuro, a ansiedade deve ser posta de lado. Nem pensar no passado porque é querer usar uma energia que já foi gasta. Pense no hoje, no que tem.

O silêncio muitas vezes me dá sono e nos locais que costumo me desligar nem sempre o silêncio é permitido, por isso opto por uma música calma e tranquila (sem melodias e letras tristes). Mas no banho o silêncio é mais que bem vindo. Fechar os olhos e se concentrar apenas na respiração ou no som da água que cai pode te revigorar e muito, já que a rotina raramente permite esses momentos zen!

Qualquer lugar é lugar! Se você tem uns minutinhos já é o suficiente. A técnica da respiração é infalível e pode ser usada em momentos de ansiedade, tristeza, raiva, dor...tente!

Não é preciso ser um budista para estar em paz e hamonia com a mente. Não é preciso meditar até levitar para limpar a alma. 

BEIJOS!!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

5 comentários:

  1. ai nem me fale
    tento sempr3e bezosssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscilla,

    vim conhecer seu blog e gostei do que vi! Seu blog se parece com o meu, já viu? Um pouco de tudo que gostamos, escrevendo como se tivesse conversando com as amigas. Adorei!
    Tá nos meus favoritos!
    Beijos,

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Confesso que tenho mt dificuldade de me concentrar, mas ultimamente tenho buscado tanto essa paz interior que busco pensar em coisas boas e me desligar dos problemas mts vezes ao dia. É ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí!! Todo mundo precisa de uma pausa no dia e não só na hora de dormir.

      Excluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.