março 03, 2016

Relato do Puerpério - o pós parto



O pós parto aqui foi um período de altos e baixos. Desde que deixei a maternidade eu não conseguia controlar as lágrimas. Era uma montanha russa de sentimentos. Estava muito agradecida e chorava de felicidade! Com o passar dos dias o cansaço foi dominando e as lágrimas também eram de estresse. O puerpério é assim: a mãe fica vulnerável e parecemos uma bomba relógio prestes a ser detonada.

O apoio da família é essencial, por isso não ter ninguém julgando ou condenando suas escolhas é a melhor coisa! Para quem é mãe de primeira viagem, então, a paciência tem que ser redobrada, porque tudo que queremos é nos conectar e nos conhecer como mãe sem que ninguém fique palpitando como devemos ser. A maternidade é instintiva! Qualquer mal entendido pode fazer sair palavras duras e pedidos de divórcio, acredite.

Por aqui eu tive o apoio do meu marido que me dava força, palavras doces e apoio nos momentos mais tensos. A amamentação não é fácil, ficar sem dormir também não e quando vem as cólicas tudo o que você quer é ter poderes de fada para resolver tudo que for preciso. Muitas mulheres tem que cuidar da casa nesse período também (eu tive uma diarista), o que acaba dando mais estresse, porque tudo o que você quer é se dedicar apenas ao seu bebê.

O puerpério passa. Para algumas de forma rápida, para outras é mais longo. O meu durou 40 a 50 dias. Eu não via logo aquela fase melancólica passar e contei em vídeo como foi, dos choros no banho à exaustão por não dormir.



Se o seu puerpério estiver durando muito procure ajuda, pode ser depressão pós parto!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.