novembro 13, 2015

Corrida de rua: como começar?

Nos dias de hoje, a corrida de rua virou atração nacional atraindo milhares de pessoas para um dos esportes mais prazerosos e democráticos, já que para correr você só necessita de um par de tênis e disposição. Porém, é preciso ter alguns cuidados para evitar futuras lesões e creditar na corrida um lado negativo. Hoje o papo mostrará para você como iniciar no esporte de forma consciente e não surgir as frase "Correr? Isso não é pra mim!" ou "Não tenho fôlego algum pra isso!"

A primeira tarefa antes de iniciar o esporte fazer um uma avaliação médica. O check-up, através de exames de sangue, cardiológicos e de esforço, permitem verificar se você está apto a fazer trabalhos aeróbicos de maior intensidade. Informe ao seu médico suas pretensões para melhor orientá-lo.

Após a liberação médica, é hora de outros profissionais entrarem em ação. Claro que para correr qualquer pessoa pode, sem supervisão alguma, porém a escolha de um bom profissional de Educação Física fará com que você tenha segurança no trabalho realizado, desde a melhora da mecânica de seus movimentos até um alto desempenho esportivo, se esta for sua intenção. Lembre-se que com orientação profissional, seu risco de lesão é bem menor.

Então vamos ao que interessa. O que preciso para correr? O que devo usar? Isso ou aquilo é melhor? Onde eu treino e como faço minha primeira inscrição? Como começar?





  • Primeiramente, o que usar?


A tecnologia em vestuário e calçados estão aí batendo a porta de quem corre, levando cada vez mais conforto e qualidade para os amantes do esporte. Porém, o conselho é: use o que para você for confortável. Não é porque aquele seu amigo tem o melhor tênis e a camisa mais irada que você também tem que seguir o estilo dele. Siga o seu e pronto, você está apto a começar.

Algumas pesquisas indicam que o tipo de pisada* de cada pessoa não é influenciada pela tecnologia do tênis quando se analisado lesões e desempenho, porém eu digo por experiência própria que já testei alguns tênis diferentes da minha pisada e senti desconforto durante e depois da corrida. Sei que pesquisas estão aí para criticar e incentivar o uso e desuso de diversas coisas, por isso eu acredito em uma linha de pensamento e sigo com convicção algumas ideias e digo: faça o que te deixa confortável, sem dores e desconfortos.


  • Iniciando as atividades: O que faço?


Um bom profissional após avaliação montará sua planilha de treino, com uma periodização de treinamentos e objetivos bem definidos, além das metas que devem ser alcançadas constantemente.

Todo treino para evoluir precisa de uma adaptação, ainda mais se você estiver iniciando mesmo o esporte. Esta fase nada mais é que um período onde seu corpo irá acostumar, gradativamente, à prática da atividade proposta. Serão exercícios educativos e de grau baixo de intensidade. Com o tempo certo de adaptação (que varia a cada indivíduo), logo seu corpo estará preparado para novos desafios.


  • Quando e onde posso treinar?


O tempo para treino vai depender da disponibilidade de cada um, porém como adaptação seria recomendado intercalar dias de treino, para haver tempo do corpo se recuperar para o novo estímulo. O ideal nesta fase é colocar de dois a três dias por semana.

Quanto ao local de treino, parece fácil, mas não é. Fatores farão com que seu treino seja mais ou menos intenso, como por exemplos, tipo de terreno (areia, asfalto, grama, esteira e por aí vai...) e a elevação são determinantes para cada tipo de treino. A dica para um iniciante é procurar terrenos pouco acidentados e se possível sem variação de altimetria. Dê preferência a lugares movimentados que tenham outros praticantes de corrida, assim você estará motivando-se a cada treino. Procure, também, evitar vias públicas que tenha muito movimento de automóveis, para sua própria segurança.

  • E o uso de suplementos, posso?


Pode sim! Algumas estratégias alimentares contribuem para o bom funcionamento do corpo, antes, durante e depois dos treinos. Mas para isso é recomendado procurar um profissional da área de NUTRIÇÃO para melhor orientação, afinal ele poderá fazer recomendações alimentares de acordo com seu dia a dia e seu tipo de treino, o que lhe dará ainda mais garantia de bons resultados.


  • Quanto tempo levo para chegar ao "topo"?


Bom, essa questão também depende de cada indivíduo. O que chamamos de Individualidade Biológica, ou seja, é um princípio que estabelece que não existe dois indivíduos iguais, independente de fazer o mesmo programa de treino durante o mesmo período de tempo, os efeitos serão diferentes para cada um.

Converse com seu treinador e estabeleça algumas metas. Lembre sempre de respeitar seus limites, ou como falo para meus alunos: "escute seu corpo". Saiba identificar algum mal estar, algum desconforto que não é apenas cansaço do esforço exercido; nunca tente acompanhar o ritmo de outras pessoas, lembre-se que cada um tem uma adaptação e um tipo de treinamento, então mantenha sempre seu ritmo.


  • Minha primeira corrida?


Esse é um dilema eterno, em qual corrida devo me inscrever primeiro? Bom, tem aqueles eventos que são tradicionais e levam milhares de atletas de elite e amadores para as ruas de todo país e porque não dizer do cenário mundial. Há também aquelas corridas paralelas que contam com um bom apoio organizacional, mas que atraem um público menor. Minha sugestão é para se inscrever naquela que você se identifica, talvez pela presença de amigos ou que tenha um kit bem atrativo e claro, o preço mais em conta.

As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site dos eventos e por portais de inscrição. Os mais comuns são www.ativo.com, www.webrun.com.br e www.yescom.com, mas existem outros que disponibilzam vários eventos por todo país. Vale a pena acompanhar o calendário esportivo e colocar na agenda sua primeira de muitas corridas.



É isso aí, agora você tem várias dicas de como iniciar sua corrida, mas se ainda permanece alguma dúvida, mande sua pergunta que irei ter a maior satisfação em orientá-lo! Bons treinos!



*TESTE DE PISADA:

FÍSICO & FORMA (Botafogo)
Shopping Rio Sul – Av. Lauro Sodré, 445 Loja II 2º Piso
Ligar para consultar disponibilidade: (21) 2275-7758

MUNDO CORRIDA (Leblon)
Av. Ataulfo de Paiva, 355
Ligar para consultar disponibilidade: (21) 2274-5657

NIKE STORE (Botafogo)
Shopping Rio-Sul – Av. Lauro Sodré, 445 Loja 301
Terças e quintas das 18h00 às 22h00
Ligar para consultar disponibilidade: (21) 2275-8294 / 2275-8229

SPORT SOCIETY RUNNING (Centro)
Rua Sete de Setembro, 48 / 11 andar
Ligar para consultar disponibilidade: (21) 3970-2221

WORD TENNIS (Barra da Tijuca)
Barra Shopping – Av. das Américas, 4666 1º Piso 114 C
Ligar para consultar disponibilidade: (21) 2431-8524








Me siga no Instagram: @rodrigomfonseca



Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Pinterest

Continue Lendo
2 comentários
Compartilhe:

novembro 12, 2015

Tratamento da queda de cabelo na gravidez



Eu sempre dividi com vocês aqui os relatos da minha queda de cabelos. Depois que engravidei, no entanto, eu dei uma pausa, porque eu não podia mais usar e experimentar produtos específicos para isso. A medida que tomei foi ficar apenas com produtos naturais e orgânicos, além das vitaminas. Por causa disso vocês mal me ouvem falar de cabelos por aqui e resenhas de novos shampoos - apesar de eu ficar de olho em todos eles.

Basicamente fiquei com os itens que já havia falado aqui:

- Shampoo Pré Purificante Nativa Spa Argiloterapia (O Boticário)
- Shampoo Jaborandi (Força da Terra)
- Shampoo e condicionador antiqueda (Bioextratus)
- Shampoo e condicionador força e crescimento Amora e Sândalo Nativa Spa (O Boticário)
- Imecap Hair
- 3 Minute Miracle Strong (Aussie)
- Cetoconazol
- Vitamina Ogestan
- Vitamina Damater
- Sulfato Ferroso + Ácido Fólico

Fiz um vídeo contando o relato do tratamento durante a gravidez. 



Eu bem sei que a amamentação fará o meu cabelo cair e, portanto, vocês poderão acompanhar minha saga nessa época. Para isso basta me seguir nas redes sociais e saber em primeira mão o que está acontecendo. Os links estão aqui embaixo! Não se esqueça de se inscrever no canal do Youtube também!

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Pinterest

Continue Lendo
Nenhum comentário
Compartilhe:

novembro 11, 2015

Tabela de limpeza semanal

rotina de limpeza da casa



Olá, pessoal, tudo bem? Nos últimos meses tenho compartilhado com vocês no meu Instagram (@blogdapriscilla) meu lado dona de casa e aos poucos venho trazendo ele aqui para o blog.Eu sempre deixei a arrumação e limpeza para o fim de semana enquanto trabalhava de segunda a sexta e meu marido sempre dividiu as tarefas. Com a gravidez, no entanto, fui tentando encontrar uma rotina para deixar tudo limpo sem precisar abrir mão de um dia todo para isso. 

Agora que já estou para sair de licença maternidade elaborei uma planilha com base no que a Jenny, do Papo de Mamãe Amélia usa. Adaptei para a realidade da minha casa e vem funcionando muito bem enquanto o Ivan não nasce. Com a chegada do bebê, no entanto, eu sei que manter a casa em ordem não será tão fácil assim, ainda mais se for contar apenas comigo. Mas como tenho um esposo que divide tudo no lar, ele poderá ajudar a manter as tarefas em dia. E mesmo as visitas que perguntarem se pode ajudar em algo, vou aceitar e indicar a lista. Assim ninguém fica sobrecarregado, se cada um fizer uma coisinha tudo ficará no lugar.

Dividir ao longo dos dias permite que se possa viver outras coisas e se dedicar a outras funções. Essa tabela serve também para quem trabalha fora, já que existem itens que podem ser feitos antes e depois do expediente. Eu mesma fazia assim. No fim de semana deixei praticamente vazio, porque são dias que gosto de curtir a família e como o marido tem folga podemos passar mais tempo juntos. 


Caso vocês tenham se interessado pela planilha podem baixar clicando em: Rotina Semanal de Limpeza. Como está feito com base na minha realidade, vocês podem editar apagando os quadradinhos no paint ou photoshop. No link vocês terão a versão em PDF. Qualquer dúvida que tenham é só me perguntar por aqui ou nas redes sociais, que vocês podem acessar nos links ao final desse post.

Aos poucos vou trazendo mais alguns detalhes da minha vida de dona de casa. Desde muito nova fui ligada em limpeza, graças à minha mãe que também a louca da casa limpa! Agora com bebê em casa, então, vou querer ela mais impecável ainda!

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Pinterest


Continue Lendo
Nenhum comentário
Compartilhe:

novembro 03, 2015

Enxoval do bebê na Grão de Gente, Papi Composê e Shoptime



Faltando tão pouco pro Ivan chega não poderia faltar um post falando das coisinhas dele, não é? E hoje eu trago o meu relato sobre a compra das roupas de cama (ou berço) dele. Como o quarto dele tem cores neutras e os moveis amadeirados, optei por adquirir um kit berço branco total, para quebrar a tonalidade que poderia ficar meio "velha". Os detalhes do cômodo ficaram em verde água e azul clarinho, mas a predominância do creme e branco existe. 

Comecei a pesquisar o enxoval na internet, porque os que eu tinha visto nas lojas por aí achei muito caro. Tinha favoritado no site Elo7 alguns enxovais personalizados e com as cores que eu queria, mas desisti ao ver a promoção do site Grão de Gente, com diversas peças a preços módicos - estamos em ano de total economia, gente! COmprei o kit realeza branco, que vem apenas com um detalhe bordado de coroa. Como brinde ganhei mosquiteiro e uma frasqueira. Por fora também comprei almofada de amamentação e saia de berço, além de dois jogos de lençol: um creme, com desenho de urso e outro azul marinho com tema navy.



Apesar da demora na entrega (era pronta entrega e demorou mais de três semanas), o produto tem muita qualidade. Não recomendo a compra pra quem deixou pra última hora, calcule que terá aí pelo menos um mês pra receber (prazo mais ou menos estimado do Elo7 também).

Sabendo da fama de entrega demorada da Grão de Gente, acabei comprando outro jogo de lençol em outro site. Recebi um email do Privalia com uma oferta da loja Papi Composê com preços bem em conta (tipo a Grão de Gente) e entrega prevista para 5 de novembro. O produto chegou bem antes do combinado, em meados de outubro, três semanas após a minha compra, praticamente.A questão dessa loja é uma: frustração.

A roupa de cama veio sem acabamento, parecendo um pano costurado de qualquer jeito, sem aviamento. O lençol de cobrir parecia que eu tinha pedido o metro na loja de tecido. O que a estampa tinha de linda, o acabamento pecava. Não volto a fazer negócio com essa loja e foi uma decepção. A Privalia sempre vende tudo direitinho, de qualidade, já comprei várias coisas lá (sapato, bolsas, itens pra casa, acessórios diversos), mas essa Papi Composê me deixou na mão. Vou ter que costurar ainda por cima pra consertar o que eles fizeram. No fim das contas, a Grão de Gente entregou dias antes da Privalia, só ficou a lição mesmo.



Além disso, também comprei a roupa de cama para a cama auxiliar que fica no quarto do Ivan. Como ela é uma de solteiro comum, busquei em outro site sem ter coisas de bebê um kit solteiro que fosse branco simples, mas que ornasse com o cômodo e com o que estaria no berço. Foi então que procurei o Shoptime, que sempre me ajudou em relação a roupa de cama - quase toda a roupa de cama que tenho é de lá. Só que o site mudou e virou um marketplace, com outras sublojas. Comprei na Paulo Cesar Enxovais dois kits iguais de cama de solteiro, que tiveram um frete alto de R$15,00 e 15 dias de entrega. Não foi esse Shoptime que conheci e que ganhou minha confiança. Antes era frete grátis e entrega em até quatro dias úteis (teve vezes que entregaram em dois). Mas eu queria logo a roupa de cama e acabei comprando assim mesmo.

Essa experiência também foi relatada em vídeo que já está no canal. Lá eu mostro os produtos e explico timtim por timtim. Não deixem de ver e de se inscrever no canal!


Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Pinterest

Continue Lendo
4 comentários
Compartilhe:
Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.