fevereiro 10, 2013

Alimentação verde para cães e gatos

Outro dia procurando na internet informações sobre que tipos de alimentos eu poderia oferecer aos meus gatos sem ser ração me deparei com um site chamado "Cachorro Verde". Ele valoriza a alimentação natural e saudável para bichos de estimação, especialmente cães. Essa alimentação natural, no entanto, não significa restos de comida de humanos. Trata-se de um cardápio adequado e equilibrado às necessidades específicas de cada animal, por isso deve ser feita com acompanhamento de um especialista.

Abaixo vou colocar um trecho da entrevista da Sylvia Angélico, médica veterinária especializada em alimentação natural caseira para cães e gatos, ao site Notícia Animal. Ela criou o portal Cachorro Verde, pioneiro em informações deste segmento no Brasil. Vale a pena ler a entrevista completa.




"A alimentação natural contém 70% de água (umidade), o que melhora a digestão dos ingredientes e favorece a saúde dos rins e trato urinário. Não contém aditivos químicos controversos, como conservantes, flavorizantes sintéticos, aglutinantes etc. É atraente ao paladar dos pets por ser úmida, variada e minimamente processada. Pode ser minimamente customizada a cada caso. Por exemplo: um cão idoso com problema cardíaco e alergia poderá receber uma dieta formulada sob medida para ele, assim como uma cadela atleta jovem que tem propensão à formação de cálculos urinários, e o gato de meia-idade que tem gastrite e doença hepática. Em relação a preço, uma ótima alimentação natural caseira pode ser significativamente mais em conta que ração de categoria Super Premium. Essa diferença de preço é ainda mais gritante no que diz respeito às rações terapêuticas, aquelas indicadas para controle de doenças crônicas, que costumam ser caríssimas.

Uma dieta caseira balanceada, formulada por um veterinário com conhecimento em nutrição de cães e gatos deve suprir todas as necessidades nutricionais do animal e, por poder ser personalizada de acordo com cada caso, ela pode ser nutricionalmente superior à nutrição proporcionada pelas rações, uma vez que pode contar com a adição de alimentos funcionais, nutracêuticos, alimentos orgânicos, etc. Além disso, os alimentos in natura preservam elementos nutricionais como enzimas, minerais-traço e vitaminas sensíveis aos processamentos industriais e que ainda não puderam ser introduzidas às formulas dos alimentos comerciais, mas que podem beneficiar a saúde dos animais.

Uma alimentação natural crua, composta por carnes contendo ossos crus é muito eficiente na manutenção da saúde dos dentes e gengivas de cães e gatos. Mas, se o tutor optar pela alimentação natural cozida ele pode oferecer regularmente ossos naturais crus para o pet roer, e assim, manter os dentes limpos graças à ação mecânica do atrito entre os dentes e os ossos. Ou, pode também manter uma rotina diária de escovação dos dentes do pet, com escova e creme dental próprios para pets.

Muitos veterinários no Brasil ainda se opõem à alimentação dos pets com dietas caseiras. Acredito que porque essa prática ainda é incomum por aqui, e muita gente ainda a confunde com a antiga prática de alimentar os pets com restos de comida humana – que não é apropriada e não é o que incentivamos no site Cachorro Verde. Somos a favor de dietas caseiras balanceadas e devidamente apropriadas para cães e gatos."

Antes de oferecer alimentos naturais ao seu animal, procure um veterinário. Não adianta intercalar ração com alimentação natural. portanto estude bem antes de inserir esse tipo de alimento ao cardápio de seu amiguinho.

BEIJOS
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.