janeiro 08, 2017

8 passos para cuidar melhor das roupas


A tarefa de cuidar das roupas do lar não é tão chata quanto parece. Quando você realmente entende cada segredinho para não estragar as peças na lavagem tudo flui. Por isso a área de serviço hoje é uma das minhas partes preferidas da casa. Adoro lavar roupas e sentir o cheirinho de sabão e amaciante no ar. As etiquetas nos confundem no início, mas se você ler o manual (ou o dicionário das etiquetas) vai absorver o que cada um diz rapidamente.

Há algumas manhas que as donas de casa usam para sempre terem roupas limpas, sem manchas e parecendo como novas. Vou dividir esse segredo com vocês:

1- Antes de mais nada separe as roupas brancas das coloridas. Há quem ainda lave as pretas separadamente das demais também, aqui não vi necessidade, mas se você possui um volume muito grande desse tom vale a pena. Separe também por tecido. Algodão e lã se batem de maneiras distintas. Tecidos mais leves e fluidos como sedas e viscose precisam ser lavados na mão ou no modo delicado e dentro de um saco protetor. Ah, roupas do corpo se lava separadamente das roupas da casa (cama, mesa e banho). Cada uma precisa ter sua lavagem à parte, viu?

2- Sempre leia as etiquetas das peças para saber o que o fabricante indica. Se ele diz que não pode ir à máquina e você acha que pode, arque com as consequências. 

3- Sempre lave uma peça nova na mão. este modo você descobrirá se ela solta tinta ou não e não corre o risco de manchar as demais peças na máquina. Recomendo fazer sempre com sabão de coco.

4- Nunca deixe uma roupa de molho por mais de duas horas, após esse tempo tanto o sabão quanto a àgua ficam com mau cheiro.

5- Escolha o programa correto na sua máquina de lavar que condiz com o que você está lavando. Nada de bater no modo delicado as roupas de cama ou lavar poucas peças de roupa do corpo no modo intenso. Assim você não só não limpa, como ainda estraga o eletrodoméstico.

6- A dosagem indicada nos produtos faz toda a diferença. Nada de colocar mais sabão achando que assim lavará mais e melhor. Você desperdiça produto e ainda preenche as fibras do tecido com produtos químicos - isso ajuda desbotar e estragar os tecidos.

7- Seque sempre à sombra ou em horário em que o sol não seja tão forte. Excesso de luz ajuda a desbotar as roupas também, sabia?

8- Cuidado na hora de passar para não estragar estampas e tecidos. Peças 100% poliéster precisam de proteção entre a roupa e o ferro. Já algumas estampas pedem que sejam passadas do lado avesso da roupa, para não colarem no ferro com o calor.




Recebi essas dicas por e-mail da Fofo, mas já praticava aqui em casa. Espero ter ajudado vocês a manterem as roupas sempre como novas!!

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.