janeiro 21, 2015

A Beleza Impossível (Rachel Moreno)


Uma de minhas resoluções para o 101 coisas em 1001 dias era ler pelo menos um livro por mês. O meu tempo é escasso e a única hora que encontrei para ler em paz é no metrô durante o trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Cumpri a cota de novembro, já que o meu 101 dias começou dia 20/11. Até o dia 20 de dezembro eu peguei o livro A Beleza Impossível, de Rachel Moreno, publicado pela Editora Ágora. O livro fala sobre a eterna insatisfação com o corpo e o quanto a mídia e marcas são responsáveis por isso. É feminista, fala de todos os recortes possíveis do sexo feminino e dá um sacode a quem vive de aparência.

Ricamente associado a fatos históricos, que dá um forte embasamento da realidade em que vivemos. Aborda as minorias e repressões contra obesas, negras e velhas, além de reforçar a todo momento o quanto a juventude sofre com toda essa pressão. O estilo de escrita leve parece conversar conosco na sala de casa e por isso mesmo é super possível devorar as páginas de uma vez só (eu terminei em cinco dias lendo nos poucos minutos dentro do metrô!). 

"O massacre é diário e multimidiático. Minuto a minuto, a mídia incute nas mulheres um ideal de beleza inatingível, artificial, mercantilizado. Até as mais bem informadas sucumbem a tal apelo, e fazem de tudo para alcançar esse objetivo, gastando rios de dinheiro em cremes, xampus, complexos emagrecedores, escovas progressivas e tudo mais que prometa mudar a aparência. Algumas até se deixam levar e comprometem a própria saúde fazendo regimes desumanos e se submetendo a cirurgias que muitas vezes geram resultados nefastos. Como chegamos a esse ponto, depois de tantas conquistas importantes no último século? A quem interessa vender uma beleza inalcançável? De que maneira a mídia manipula nossa consciência em nome dos interesses do mercado? Quais são as conseqüências para as adolescentes de hoje? Onde entram as 'diferentes' nesse sistema? Rachel Moreno responde a essas e outras perguntas neste livro vigoroso e crítico, apontando caminhos para que a mulher possa se defender dessas armadilhas."
Não adianta acreditar que com você é diferente. Em algum trecho você vai se identificar! Estamos tão manipuladas que não enxergamos o quanto pequenas coisas nos afetam de forma grandiosa em nossa rotina. 

Deixei alguns aperitivos para vocês lerem na imagem e vou escrever abaixo algumas frases para quem não conseguir ver.


"Importam mais a aparência e a plasticidade do que o conforto e a saúde. Assim, pouco importa se calcinhas de náilon e fibra sintética aumentam a temperatura local, que assim se torna ideal pra a proliferação de bactérias, corrimentos e afecções vaginais. O que importa é que essas peças sejam belas e modernas, relegando a moldes antiquados o bom e velho algodão e os demais tecidos naturais" - e assimdiscorrem como a indústria de cosméticos se apossa disso, já que essas afecções levam ao uso de sabonetes íntimos, absorventes diários e por aí vai.


"Ai, meu Deus! Eu não aguentei! Cedi à tentação! Me arrependi tanto! Eu prometo, prometo, prometo que fico três dias na maior abstinência se eu for absolvida. Só Hoje, meu Deus, só hoje, faça que a balança não acuse meu deslize de ontem. Prometo não repetir, Amém!" - Trecho em que ela comenta algumas situações que as mulheres vivem, alardeadas pela culpa de comerem aquilo que "engorda" ou o que dizem que faz mal.


"-Que horror! Em países da África submetem as meninas à incisão do clitóris, como hábito cultural!
- Que terrível! As mulheres ocidentais cortam a própria carne, na tais "operações plásticas", sem que estas tenham sequer significado cultural" - Pontos de vistas diferentes que revelam que em nome da beleza as mulheres ocidentais também se mutilam.



Eu exibindo a minha beleza real - com sardas, olheiras, cabelo molhado, sobrancelha bagunçada e outros aspectos NATURAIS do ser humano.


Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Pinterest

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. nossa que indicação bacana de leitura, acho msm que mts vezes corremos atras de uma beleza impossivel

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Engraçado falar sobre beleza, nunca liguei para esse tipo de mito, eu vejo a maioria das mulheres sentirem algum prazer em olhar para um homem bonito, de corpo malhado, um tipão como dizem...eu não consigo me sentir atraída por este tipo de homem, não que o tipo não seja bonito mas, não sei parece vazio, falta alguma coisa. Sempre vivi no universo masculino, meus amigos 99,9% sempre foram homens, muitos lindos, malhados mas, nunca namorei nenhum deles, isso foi regra constante em minha vida como é até hoje. Um homem me atrai com suas atitudes, com seu jeito carinhoso, com sua forma de respeitar, enfim nunca liguei se o homem era bonito ou feio, o que sempre me atraiu foi algo em seu interior e forma de agir. Não entendo a maioria das mulheres sentirem algo ao simples olhar para um homem, eu não consigo, minha mãe me diz que sou fria mas, na realidade eu não consigo gostar da aparência e sim da forma como um homem age, a conquista comigo funciona devagar com atitudes fortes, carinhosas, decentes e singelas. Acho que em termos de padrões de beleza tudo tem um limite, meu corpo é bonito pela descendência negra, índia, italiana, espanhola e portuguesa mas, para mim isto é indiferente, o resultado principal que tenho com a malhação é a saúde, se a bunda vai crescer ou não, isso não é importante, estar bem com minha vida e saúde sim. Estou com o propósito de ler um livro por mês, mil bjs.

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.