agosto 30, 2013

Do remoer, da memória e da praticidade

Adoraria ter a capacidade de alguns homens em serem práticos. Essa praticidade envolve atitudes, palavras e envolve também relacionamentos. Eu sou do tipo intensa que curte uma profundidade de explicações, sentimentos, palavras, envolvimento e pensamentos. Sabe quando um cara vê que algo vai dar errado e já corta logo pra não sobrar pra ele? Eu sou do tipo que paga pra ver, que vai estar dentro do circo enquanto ele estiver pegando fogo, só pra saber a causa dele e tentar controlá-lo.

Amigo é amigo e ponto, chama pro futebol, conversa como se nada tivesse acontecido, mesmo que o cara tenha furado diversas vezes com ele. Comigo não. Lembro dia, hora e local de quem furou comigo. Sei que isso não é mal de gênero, mas é que conheço bem mais homens práticos do que mulheres. Já culpei o signo também por ser assim, já que escorpião tem essa fama de não esquecer e não perdoar. Só fama.

Ouvi dizer que inventaram uma pílula que apaga da memória momentos ruins. Amaria tomar ela para esquecer alguns bons também, mas não por ingratidão. É só porque eu tenho um dom de lembrar de coisas pequenas que aconteceram na minha vida como um flashback e do nada.

Outro dia estava cozinhando e lembrei de um dia no colégio, na saída da escola. Aconteceu algo de mais? Não só estava conversando com meus amigos. E foi como se eu tivesse lembrado de algo que tinha acontecido mais cedo, naquele mesmo dia. Sou capaz de lembrar frases completas que me marcaram de algum modo, pela forma com que foram ditas, mas não sou capaz de lembrar vozes. Ainda bem, porque se as frases ainda estão sendo remoidas aqui dentro é porque alguma dor ainda causam - e imagina a dor lembrando da voz como se tivesse sido dita naquele dia?

O bom é que me lembro muitas vezes de momentos bons, leves, como a escola. Outro dia enquanto caminhava para o trabalho lembrei de quando eu trabalhava em redação, mais precisamente a hora do café no corredor. Lembrei do cheiro, das cores do corredor, das risadas...bateu saudade.

Ficar remoendo momentos, sem que eu queira, é algo a ser entendido por mim. Porque minha memória me traz essas coisas? Porque tem que ser milimetricamente decorada? Sei que um dia posso vir a sentir falta dessa memória toda, mas há horas em que seria bom dar uma de "Dory" e não lembrar. Queria a tal praticidade que falei. Ao invés de olhar fulana e lembrar que ela disse isso, isso e isso e deixou de fazer aquilo.

Conheço pessoas que não se lembram de algum mal que sofreram e que são capazes de andar junto com quem já falou coisas horrendas dele. "-Ele falou isso, foi? Nem lembrava mais." E não é questão de perdão, sabe. É esquecimento mesmo. Não foi relevante, apagou.

E eu queria taaanto apagar o não relevante. Tanta coisa que eu já tô cagando, mas que a memória não acompanha. Engraçado que uma das músicas da minha vida fala de algo que efetivamente não acontece comigo, porque eu sempre me lembro...

"Fica o gosto, ficam as fotos
Quanto tempo faz
Ficam os dedos, fica a memória
Eu nem me lembro mais"

Há um lado espiritual de que isso vai ser resolvido durante a vida, mas há coisas que pra mim já foram muito bem resolvidas, só na memória que não. O "deletar" que eu achava que existia no coração, na verdade é um backup, porque pelo visto vai pra memória.
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

  1. Olá Pri!
    É sempre difícil falar sobre amizades!!
    Você sempre considera a pessoa, amiga. Mas, na hora que você precisa desabafar.. ela simplesmente te vira as costas e fala que não está em um bom dia. E agora, eu te pergunto. Ela, foi sua amiga em alguma hora? Não!
    Um outro fato, um dos seus amigo falece e você fica triste, angustiado e começa a postar vários itens na sua página. Aí, vem sua irmã e fala para você parar com isso porque você é casada!! Aí, te pergunto: ela foi sua amiga em alguma hora? Não! Sendo que nem com os próprios amigos, ela é. Imagina, com sua irmã?
    Outro dia li um poema da Tati Bernardi que dizia: "Não me dôo pela metade, não sou tua meio amiga nem teu quase amor. Ou sou tudo ou sou nada. Não suporto meio termos. Sou boba, mas não sou burra. Ingênua, mas não santa. Sou pessoa de riso fácil...e choro também!"

    Desculpe aí o desabafo!!

    www.noivadoedgar.blogspot.com

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.