março 21, 2013

Horta em casa

Se você achava que ter uma horta em casa é privilégio de quem mora em casa, sítio ou no interior, engana-se! As hortas dominaram os apartamentos! Mesmo para quem não tem varanda ou quintal e, principalmente, não tem jeito com plantas, é possível manter os temperos sempre à mão e frescos!

Montei a minha horta no início de fevereiro e tão bonitinha! Deixo-as na janela da área de serviço, mas você pode montar a sua onde achar melhor. As janelas são melhores porque bate sol e vento. Para começar você pode comprar vasinhos charmosos em mercados ou lojas especializadas em jardins. São baratinhos e dão mais vida ao lar. Você pode comprar tanto o saquinho com terra, adubo e as sementinhas ou comprar o vaso já com as mudinhas e ir cuidando até ficarem grandes! 



O cuidado com cada um dos temperos você aprende rápido:

Alecrim e Tomilho exigem irrigação moderada a cada dois dias. As ervas toleram solo argiloso ou calcário.
Hortelã, Pimenta e Manjericão precisam ter a  rega abundante e diária. O solo deve ficar bem úmido.
Cebolinha, Coentro e Salsinha exigem o cultivo nos solos ricos em matéria orgânica e não suporta terrenos argilosos ou mal drenados. A irrigação deve ser moderada e diária.


Minha horta!

Há fases em que morre tudo, mas vão nascendo direitinho se você cuida conforme as regras acima! Comprar compostos de vitamina para a terra também ajuda a sua horta a fica mais bonita!

Na minha casa também tenho Boldo, que rego diariamente ou a cada dois dias, dependendo do clima aqui do RJ.

Tenho vasinhos de flores também e essas precisam ser regadas de baixo para cima, ou seja, colocando água no pratinho. Como temos muito medo de dengue colocamos areia no pratinho ou usamos o pratinho com tampa.

Quem não quer gastar com vasinhos pode usar alguns materiais recicláveis como garrafas PET, canos de PVC e latas, que funcionam muito bem como canteiros para esse tipo de cultivo e são ecologicamente corretos.

Dica de ouro: No caso da salsa e cebolinha é importante colher as folhas mais velhas, para dar força às mais novas.O mesmo ocorre com as pimentas, que devem ser colhidas maduras para renovar e fortificar as próximas flores.

Ter uma horta assim é ótimo! Enfeita, dá aroma e economiza um dindin já que você tem tudo mais fresco e rápido sem gasto algum!

Quem aqui tem horta em casa? Conta pra mim onde elas ficam e que cuidados vocês tem com elas?!

BEIJOS
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.