fevereiro 25, 2017

Receita de Tabule

receita de tabule

Tabule é um prato libanês de salada, que adotamos no Brasil como acompanhamento nas refeições. Ele é frequentemente degustado como um aperitivo, junto a torradas, talos ou tortilhas. É feito principalmente de triguilho (trigo para quibe), tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas, com suco de limão, pimenta e vários temperos. No Líbano, onde surgiu, é consumido por cima de folhas de alface. Além do Brasil, ele também é bem popular na República Dominicana, local onde é conhecido como tipili, devido à presença de imigrantes mediterrâneos. (Fonte: Wikipedia)

Um tabule gostoso tem que ser bem feito, sequinho e com paciência. O segredo está em picar tudo bem miudinho! Aqui adoramos fazer, porque rende bastante e é algo que dá para oferecer quando a família vem almoçar ou ainda quando não temos tempo de cozinhar e ele pode ser comido em pelo menos três dias depois de pronto e armazenado na geladeira com tampa.

Veja abaixo como fazer!

Ingredientes
- 2 copos de 250 ml de triguilho
- 1 limão
- 1 maçã verde picada sem casca
- 1 cebola roxa picada
- 1 aipo picado
- 1 pote (pequeno) de palmito picado
- 1 pote (pequeno) de champignon picado
- 1 pimentão vermelho picado
- 3 dentes de alho picado
- um punhado de coentro picado
- um punhado de cebolinha picada
- um copo d'água (250 ml)
- um copo de vinho branco (ou conhaque ou vodka)

Modo de Preparo

Juntar os dois copos de triguilho com o copo d'água e suco de meio limão. Deixar por uma ou duas horas. Depois desse tempo solta o triguilho com um garfo.
Pegar o champignon lavar bem na água corrente, cortar bem pequeno (muito pequeno), peneira ele e junta com o copo de vinho (ou conhaque ou vodka). Deixar por uma hora. Se passou no conhaque ou na vodka depois desse tempo deve escorrer e lavar; se passou no vinho não lava.
Juntar o triguilho com os ingredientes bem picados (muito pequenos), exceto a maçã que deve ser a última a ser colocada. Misturar bem os ingredientes. Quando acabar de mexer põe gotas de limão e sal à gosto. Coloca a maçã verde, mexe e põe na geladeira bem tampado.
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.