julho 24, 2016

Visita ao Palácio Guanabara

palacio guanabara

Você sabia que o Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, é aberto à visitação? Ano passado eu fui lá conhecer o projeto de visita guiada e adorei. O tour é conduzido por estudantes do Senac e eles contam a história do prédio histórico. Precisei mandar um e-mail para lá e aguardar ser avisada de disponibilidade de data. Assim que a agenda foi aberta escolhi o fim de semana que queria ir.

Cheguei cedo e fui conhecendo as dependências externas e a recepção. Eu estava grávida quando fui e notei que não há muita acessibilidade durante o passeio. Portanto se você é cadeirante ou tem dificuldade de locomoção, avise no e-mail para ver se eles tem alguma solução.

A cada ambiente que íamos ficamos conhecendo mais sobre a história do Rio de Janeiro e dos fatos que aconteceram naquele local. Passeamos por salões recém reformados, com obras de arte valiosíssimas. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o calçamento pé de moleque, como é chamado. Durante a reforma encontraram a versão original e decidiram manter, mas com a proteção de um piso de vidro. 

palacio guanabara

palacio guanabara

palacio guanabara

palacio guanabara

palacio guanabara

Depois nós fomos para uma área externa em que fomos recepcionados por uma orquestra mirim e aquilo foi tão lindo! Me arrepiei toda. Pudemos tirar fotos no jardim - que é lindo demais - e aprendemos mais sobre a história das estátuas. Cada uma representa uma estação do ano. Dali fomos para a capela Santa Teresinha e acabou o passeio. 

Foi uma manhã diferente, saí dali com mais conhecimento e sabendo o outro lado do que rola ali, além de política. Ah, o gabinete do Governador só olhamos de longe, pela janela.

palacio guanabara

palacio guanabara

palacio guanabara

palacio guanabara

palacio guanabara

capela santa teresinha

capela santa teresinha


Para ver mais sobre o passeio assista o vídeo abaixo. E não esqueça de se inscrever no canal!





Serviço
Ou e-mail para visitaguiada@casacivil.rj.gov.br com nome, identidade e telefone para contato.
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.