novembro 13, 2015

Corrida de rua: como começar?

Nos dias de hoje, a corrida de rua virou atração nacional atraindo milhares de pessoas para um dos esportes mais prazerosos e democráticos, já que para correr você só necessita de um par de tênis e disposição. Porém, é preciso ter alguns cuidados para evitar futuras lesões e creditar na corrida um lado negativo. Hoje o papo mostrará para você como iniciar no esporte de forma consciente e não surgir as frase "Correr? Isso não é pra mim!" ou "Não tenho fôlego algum pra isso!"

A primeira tarefa antes de iniciar o esporte fazer um uma avaliação médica. O check-up, através de exames de sangue, cardiológicos e de esforço, permitem verificar se você está apto a fazer trabalhos aeróbicos de maior intensidade. Informe ao seu médico suas pretensões para melhor orientá-lo.

Após a liberação médica, é hora de outros profissionais entrarem em ação. Claro que para correr qualquer pessoa pode, sem supervisão alguma, porém a escolha de um bom profissional de Educação Física fará com que você tenha segurança no trabalho realizado, desde a melhora da mecânica de seus movimentos até um alto desempenho esportivo, se esta for sua intenção. Lembre-se que com orientação profissional, seu risco de lesão é bem menor.

Então vamos ao que interessa. O que preciso para correr? O que devo usar? Isso ou aquilo é melhor? Onde eu treino e como faço minha primeira inscrição? Como começar?





  • Primeiramente, o que usar?


A tecnologia em vestuário e calçados estão aí batendo a porta de quem corre, levando cada vez mais conforto e qualidade para os amantes do esporte. Porém, o conselho é: use o que para você for confortável. Não é porque aquele seu amigo tem o melhor tênis e a camisa mais irada que você também tem que seguir o estilo dele. Siga o seu e pronto, você está apto a começar.

Algumas pesquisas indicam que o tipo de pisada* de cada pessoa não é influenciada pela tecnologia do tênis quando se analisado lesões e desempenho, porém eu digo por experiência própria que já testei alguns tênis diferentes da minha pisada e senti desconforto durante e depois da corrida. Sei que pesquisas estão aí para criticar e incentivar o uso e desuso de diversas coisas, por isso eu acredito em uma linha de pensamento e sigo com convicção algumas ideias e digo: faça o que te deixa confortável, sem dores e desconfortos.


  • Iniciando as atividades: O que faço?


Um bom profissional após avaliação montará sua planilha de treino, com uma periodização de treinamentos e objetivos bem definidos, além das metas que devem ser alcançadas constantemente.

Todo treino para evoluir precisa de uma adaptação, ainda mais se você estiver iniciando mesmo o esporte. Esta fase nada mais é que um período onde seu corpo irá acostumar, gradativamente, à prática da atividade proposta. Serão exercícios educativos e de grau baixo de intensidade. Com o tempo certo de adaptação (que varia a cada indivíduo), logo seu corpo estará preparado para novos desafios.


  • Quando e onde posso treinar?


O tempo para treino vai depender da disponibilidade de cada um, porém como adaptação seria recomendado intercalar dias de treino, para haver tempo do corpo se recuperar para o novo estímulo. O ideal nesta fase é colocar de dois a três dias por semana.

Quanto ao local de treino, parece fácil, mas não é. Fatores farão com que seu treino seja mais ou menos intenso, como por exemplos, tipo de terreno (areia, asfalto, grama, esteira e por aí vai...) e a elevação são determinantes para cada tipo de treino. A dica para um iniciante é procurar terrenos pouco acidentados e se possível sem variação de altimetria. Dê preferência a lugares movimentados que tenham outros praticantes de corrida, assim você estará motivando-se a cada treino. Procure, também, evitar vias públicas que tenha muito movimento de automóveis, para sua própria segurança.

  • E o uso de suplementos, posso?


Pode sim! Algumas estratégias alimentares contribuem para o bom funcionamento do corpo, antes, durante e depois dos treinos. Mas para isso é recomendado procurar um profissional da área de NUTRIÇÃO para melhor orientação, afinal ele poderá fazer recomendações alimentares de acordo com seu dia a dia e seu tipo de treino, o que lhe dará ainda mais garantia de bons resultados.


  • Quanto tempo levo para chegar ao "topo"?


Bom, essa questão também depende de cada indivíduo. O que chamamos de Individualidade Biológica, ou seja, é um princípio que estabelece que não existe dois indivíduos iguais, independente de fazer o mesmo programa de treino durante o mesmo período de tempo, os efeitos serão diferentes para cada um.

Converse com seu treinador e estabeleça algumas metas. Lembre sempre de respeitar seus limites, ou como falo para meus alunos: "escute seu corpo". Saiba identificar algum mal estar, algum desconforto que não é apenas cansaço do esforço exercido; nunca tente acompanhar o ritmo de outras pessoas, lembre-se que cada um tem uma adaptação e um tipo de treinamento, então mantenha sempre seu ritmo.


  • Minha primeira corrida?


Esse é um dilema eterno, em qual corrida devo me inscrever primeiro? Bom, tem aqueles eventos que são tradicionais e levam milhares de atletas de elite e amadores para as ruas de todo país e porque não dizer do cenário mundial. Há também aquelas corridas paralelas que contam com um bom apoio organizacional, mas que atraem um público menor. Minha sugestão é para se inscrever naquela que você se identifica, talvez pela presença de amigos ou que tenha um kit bem atrativo e claro, o preço mais em conta.

As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site dos eventos e por portais de inscrição. Os mais comuns são www.ativo.com, www.webrun.com.br e www.yescom.com, mas existem outros que disponibilzam vários eventos por todo país. Vale a pena acompanhar o calendário esportivo e colocar na agenda sua primeira de muitas corridas.



É isso aí, agora você tem várias dicas de como iniciar sua corrida, mas se ainda permanece alguma dúvida, mande sua pergunta que irei ter a maior satisfação em orientá-lo! Bons treinos!



*TESTE DE PISADA:

FÍSICO & FORMA (Botafogo)
Shopping Rio Sul – Av. Lauro Sodré, 445 Loja II 2º Piso
Ligar para consultar disponibilidade: (21) 2275-7758

MUNDO CORRIDA (Leblon)
Av. Ataulfo de Paiva, 355
Ligar para consultar disponibilidade: (21) 2274-5657

NIKE STORE (Botafogo)
Shopping Rio-Sul – Av. Lauro Sodré, 445 Loja 301
Terças e quintas das 18h00 às 22h00
Ligar para consultar disponibilidade: (21) 2275-8294 / 2275-8229

SPORT SOCIETY RUNNING (Centro)
Rua Sete de Setembro, 48 / 11 andar
Ligar para consultar disponibilidade: (21) 3970-2221

WORD TENNIS (Barra da Tijuca)
Barra Shopping – Av. das Américas, 4666 1º Piso 114 C
Ligar para consultar disponibilidade: (21) 2431-8524








Me siga no Instagram: @rodrigomfonseca



Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Pinterest
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Blog lindo Priscilla ..caprichado e feminimo..adorei.
    Visite o meu e se inscreva ...bjs
    http://sandrahellohello.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. amei seu post pri! agora que to de ferias do meu curso queria mt começar a dar uma corridinha à noite qd chego em casa!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.