junho 19, 2014

Animais também podem doar sangue

Muitas pessoas não sabem, mas doar sangue não é uma to apenas humano. Cães e gatos também podem doar entre si. A primeira vez que vi tal fato acontecer foi durante a doença do Gato, quando ele precisou receber uma bolsa por conta da anemia, decorrente da leucemia. Mas o câncer não é a única doença que faz com que os animais precisem de transfusão. Atropelamentos, acidentes graves e outras doenças fazem com que uma bolsa de sangue seja necessária.



A doação de sangue para animais é muito simples! O doador precisa estar sadio e ter bom histórico de saúde, além de peso e idade recomendado. Para os gatos há a exigência de residir em apartamento, que diminui os riscos de ser portador de doenças transmissíveis, como a Aids Felina.O procedimento é gratuito, dura cerca de 30 minutos e pode ser realizado a cada três meses pelo doador. Seria igual a uma doação entre humanos, não fosse pelo fato dos animais precisarem fazer jejum de quatro horas para doar. 

Os cães têm treze tipos sanguíneos diferentes e os gatos, três, sendo que cada animal tem direito a receber, uma única vez, a doação de um tipo sanguíneo diferente do seu. Depois disso, é preciso que doador e paciente tenham o mesmo tipo sanguíneo para a transfusão fazer efeito, sem contar o fator positivo ou negativo, que segue a mesma regra dos humanos: aqueles que possuem sangue negativo só podem receber de um doador negativo, enquanto os positivos podem receber dos dois tipos sanguíneos. Ou seja, após a primeira transfusão, as chances de um animalzinho doente encontrar um doador compatível diminuem e, por isso, quanto mais voluntários estiverem cadastrados, nos bancos de sangue para animais, melhor. 

O grande problema é que, por falta de informação - ou mesmo por preguiça ou receio -, os donos de cães e gatos não têm o hábito de levar seus animais de estimação para doar sangue. Por isso que, atualmente, o número de doadores permanentes nos bancos de sangue para animais é baixíssimo - ainda menor do que o dos humanos, que já não é satisfatório -, o que faz com que muitos bichos doentes acabem morrendo por falta de sangue sadio.

 

Agora que você já sabe, que tal cadastrar o seu animal de estimação como um doador permanente e ajudar outros bichinhos doentes?  Procure uma clínica ou hospital veterinário mais próximo da sua casa e realize esse ato de cidadania! Eu vi  o quão é importante uma bolsa - e caro - então se tivermos mais doadores, talvez fique mais em conta.

Eu poderia ilustrar o post com as fotos do Gato recebendo transfusão, mas ainda não tenho estrutura para vê-lo naquelas condições. Ainda dói.

BEIJOS


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. nossa, eu nao sabia que animais tbm podiam doar sangue! mt bacana esse post ;)
    bom

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal, Pri!!,
    Eu não sabia disso!, Se eu tivesse um querido de estimação, sem dúvidas cadastraria!!
    Já tem novidade no My Petit!!
    Não deixe de conferir!
    Beijinhos!!,
    Marissol!!
    ➥ www.mypetitblog.com

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.