março 08, 2014

Dia internacional da mulher

Celebramos neste 8 de março o dia internacional da mulher.Pouca gente sabe da origem dessa data, que surgiu na virada do século XX, em meio a Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. 

Em busca de igualdade muitas revolucionárias saíram às ruas em protesto. Durante muito tempo elas batalharam por melhores salários (chegavam a ganhar um terço do que os homens ganhavam) e condições de trabalho. Com os homens na guerra, as mulheres eram maioria no trabalho e é quando boa parte delas deixa a fábrica para ir às ruas. Veja bem, ir às ruas. As manifestações surtiram algum efeito. Tanto que o Dia internacional da mulher é feriado nacional na Russia. 

Aqui no Ocidente a data foi comemorada entre 1910 e 1920, mas caiu no esquecimento. O assunto voltou à tona pelo movimento feminista na década de 60. De lá para cá as mulheres tiveram maior acesso ao mercado de trabalho, estudos, anticoncepcional, entre outras coisas. Mas a igualdade que tanto lutaram está longe de acontecer. As mulheres ainda são minoria em cargos de chefia e em muitas empresas não recebem o mesmo salário que os homens. 

A mulher que trabalha fora é aquela que ainda tem que cuidar da casa ao final do expediente, ainda tem que ser mãe, esposa e batalhar no mercado de trabalho com o homem - que muitas vezes tem o final do expediente só para ele.

E ainda lutamos pelo machismo de cada dia. Machismo de homens e mulheres, pois a opressão muitas vezes da própria mulher que se julga culpada por algo. São mulheres que julgam a outra porque ela optou por não trabalhar fora para cuidar dos filhos - é um direito dela, ela lutou para ser igual ao marido, mas tem o livre arbítrio de dizer se quer ou não.

São mulheres que julgam o corpo da outra por estar acima do peso ou usar roupa decotada. São mulheres que dizem que a vítima do estupro é culpada, porque usou roupa justa ou saiu à noite sozinha. E ainda temos todas as condenações dos homens, piadas machistas, agressores, homens que acham que Amélia é que era mulher de verdade.

Ainda temos muito o que lutar! A igualdade nunca vai existir enquanto existirem pensamentos machistas. Enquanto a sociedade for patriarcal. Não quero mais pessoas que julgam e condenam a mulher com base em argumentos de diferenciação. O homem pode conversar sobre sexo na mesa do bar, mas a mulher não pode, porque é vulgar. Mulher não pode ficar bêbada, é vulgar. Homem não pode vestir rosa. Meninas não podem brincar de carrinho. O filho tem que pegar geral. A filha, se o pai descobrir que está namorando, fica de castigo. Homem não pode ser "do lar", é vergonhoso. Mulher não pode usar roupa justa e curta, é vadia. Mulher não pode amamentar em público, é imoral. 

E ainda temos todos os imperativos: seja isso, tenha aquilo. Porque todas as mulheres tem que querer ser mãe. Porque tem que ser vaidosa. Tem que agradar ao homem. É o TEM QUE que é o problema. Ela não "tem que" nada! Ela faz e é o que ela quiser!

É bacana receber flores e mimos no dia de hoje, mas queremos esse tratamento gentil em todos os dias do ano. Fazer apenas por uma data no calendário, que tenha que lembrar disso é feio, muito feio. 

Fechar os olhos para o que está acontecendo com as mulheres no mundo, então...é cruel! Se tem algo que você não ache justo e queira mudar, faça sua revolução. Saia do sofá e pare de compartilhar imagens no Facebook. Não foi no conforto do lar que as milhares de mulheres do século XX conseguiram alguma coisa para todas nós. 

Lembrem-se disso: não queremos ser melhores, queremos ser iguais.





Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Apoiado, feliz dia das mulheres para você também, de pensamento forte e de livre expressão...bjs

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia a história do dia.
    Parabéns pelo dia internacional da mulher.
    Hoje temos três posts no blog.
    Big Beijos
    Blog Lulu on the sky

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.