outubro 20, 2013

Tendinite: o que é, sintomas e cuidados

Quem trabalha muito tempo no computador já pode ter sentido uma dor no punho muito chata. Ou quem já torceu o pé e não tratou direito, como eu, também pode vir a ter essa dor. Chamada de tendinite, essa dor nada mais é do que uma inflamação que ocorre nos tendões. Pode ser por motivos de esforço repetitivo, sobrecarga ou até mesmo por causa de uma alimentação incorreta.

A causa mecânica é provocada por esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga. A causa química é provocada por alimentação incorreta e por algumas toxinas presentes no organismo. Também pode ocorrer quando os músculos e tendões não estão sendo suficientemente drenados, ocasionando a desidratação. 

Os primeiros sintomas da tendinite são as dores. Além disso, a pessoa fica incapaz de realizar alguns movimentos simples, como caminhar, subir e descer escadas. A tendinite pode ser facilmente confundida com artrite reumatoide, por isso exames mais detalhados são pedidos, para que seja feito um diagnóstico mais preciso. Geralmente, para se diagnosticar a tendinite, o médico recorre a exames como a radiografia, ressonância magnética ou  ultrassonografia.

O tratamento da tendinite irá depender da gravidade do caso. Há casos em que são prescritos apenas anti-inflamatórios; em outros, pode haver a imobilização do membro afetado com tala, enquanto casos muito graves pode haver a aplicação local de corticoides. Repouso e sessões de fisioterapia também são recomendados. Apenas seu ortopedista está apto a te indicar as sessões e receitar os remédios, não tome por conta própria! Em casos de tendinite com origem química, os médicos indicam uma dieta alimentar especial. E aí você terá que se consultar com uma nutricionista.

A região afetada é geralmente o lado mais forte da pessoa. Por ser o lado com mais força, é o lado mais usado no dia a dia e no trabalho. Os locais mais afetados são: ombros, mãos, cotovelos, punhos, quadril, joelhos e tornozelo.

Sintomas da tendinite: 
  • dor intensa e localizada
  • a dor piora se realizar movimentos com o membro afetado
  • dá umas espécie de ardência no local que irradia
  • uma leve vermelhidão ou inchaço no local afetado
  • mobilidade do membro afetado geralmente debilitada
  • perda de força e flexibilidade
  • quando é nos braços, ombros e mãos, há dificuldade em levantar e segurar objetos
  • quando é nos membros inferiores, há dificuldade em ficar de pé

Se você sente esse incômodo, procure um médico antes que piore. A prevenção sempre é o melhor tratamento! 

Eu tive tendinite nos tornozelos, porque não permaneci em repouso e não fiz as sessões de fisioterapia que precisava quanto torci os pés. Até hoje, vez ou outra sinto um incômodo, porque demorei a procurar o tratamento. Já nos punhos, como digito bastante, eu paro algumas vezes para alongar e na academia eu uso uns pesinhos para fortalecer a região. 

BEIJOS!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

  1. Oi Priscilla!
    Só tive uma vez tendinite e doeu muito.
    Bom fds!
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.