setembro 10, 2013

O tênis correto para a sua corrida


Não precisaria nem fazer uma pesquisa para constatar que nos meses de agosto e setembro as academias recebem uma maior quantidade de pessoas. A proximidade com o verão e o frio menos intenso faz com que muitos resolvam correr atrás do tempo perdido. Eu reparei isso, porque desde que venho me exercitando, nunca vi tanta gente nova! Só quero saber se quando o carnaval chegar isso se manterá.


Vi gente chegando para malhar usando sapatilha, sapato social e uns tênis que eu usaria apenas para dar uma volta na rua. Para que um treino seja executado corretamente, principalmente as corridas, é preciso escolher um bom tênis, feito especialmente para a prática do esporte. 



Juntei algumas dicas que meu marido me deu quando resolvi escolher um tênis pra mim para montar esse post. Lembrando que ele é capacitado para isso (e também é meu personal).


  • Escolha o número certo para o seu pé: parece bobo, mas algumas pessoas acham que porque calçam 36 em uma determinada marca, será 36 em todos os outros modelos. Nem sempre é assim. Calce, experimente, aperte o dedão para ver se está apertado.
  • O calçado deve ser confortável: ninguém conseguirá correr/treinar com um calçado machucando. É passível de lesões.
  • Faça uma avaliação com um fisioterapeuta ou um ortopedista para ver qual é a dinâmica da pisada: há os tipos de pisada neutra, pronada (para fora) ou supinada (para dentro). Os modelos atuais são feitos para cada tipo de pisada. Na dúvida, invista nos tênis para pisadas neutras. Dica: Aqui no RJ, algumas lojas da rede Centauro, fazem os testes gratuitamente.
  • Se você está acima do peso, ou tem problemas de articulação, compre modelos com maior amortecimento. Isso evitará futuras lesões. Em corridas de rua, por exemplo, o impacto é maior, o amortecimento amenizará isso.
  • Quem tem o hábito de correr sempre precisa comprar um tênis mais leve e com o solado mais fino. O mesmo vale para quem participa de competições de longa distância, que além de optar por modelos mais leves, também devem optar por aqueles com menor amortecimento
  • Por fim, opte sempre por modelos com solados mais finos e boa ventilação, que permitem melhor transpiração dos pés.
Na dúvida, procure um ortopedista que ele indicará o tipo certo de tênis para você. Jamais escolha um tênis apenas por ser bonito. Ele pode te dar problemas no futuro.

BEIJOS!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Pri, tive a maior dificuldade de comprar o meu no mês passado. Experimentei vários, andei um pouco na loja, e quase todos que eu achava bonitos eram desconfortáveis. Ainda bem que eu não comprei online, já pensou?
    Bjo,

    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas. Vou usá-las qnd for comprar meu tênis.... ;)

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.