setembro 14, 2010

Sobre casamentos

Já tem um tempo que estou querendo falar sobre um assunto que já deu muita polêmica. Casamento.
Não vou falar sobre a parte bonita, de quão legal é organizar, ver vestidos e provar docinhos de buffet. Quero falar sobre gente que casa só pra saciar um desejo, uma vontade.
Já tem alguns anos que analiso essa perspectiva, das meninas e mulheres que sonham em casar vestidas de branco, dar uma festa linda e viajar em lua de mel.

Vamos por partes:

1- Tenho pena de quem acha que casamento é só a festa. Que casamento é tudo lindo e o momento mais importante da sua vida. Casamento te que ser um complemento de uma fase boa da sua vida.  Não adianta só casar por amor ou casar pra sair de casa ou casar só pela festa. Vai por mim, se você pensar assim estará fadada ao divórcio.

2- Conheço gente que mal começo a namorar e já quer casar, porque "pode" financeiramente. Pra uma pessoa dessa, que casa mal conhecendo o parceiro com quem vai dormir e acordar e sai da casa dos pais com todo conforto pra viver à dois eu digo: - se você pensar assim, estará fadada ao divórcio.

3- Tem gente que já namora há um certo tempo, já vive como casado e tal, mas não tem condições de bancar uma festa e o faz pra ostentar ou porque acredita que casamento é isso: festa. Grande engano. Casamento é celebração ao amor. E nisso não entra buffet com sete tipos de pratos, dj, decoração especializada ou uma casa de festas no alto da montanha. Amor que é amor de verdade ignora essas coisas tão pequenas diante dele. Se não pode casar com a festa que sonha, não casa. Se quer casar a todo custo e não pode dar uma festa, seja humilde, não faça dívidas. Não dê tudo o que tem pra encher a barriga alheia. Acredite, ainda assim vão sair falando mal da sua festa. Então faça tudo dentro de suas possibilidades.


A revista Veja de algumas semanas atrás, teve na capa a frase "Casar faz bem", mas casar pra quem realmente sabe o que está fazendo. Havia umas aspas de um especialista que dizia que a maioria dos divórcios está na faixa etária de até 30 anos. Pessoas que casam muito novas.
E, gente, óbvil que na euforia da paixão todo mundo quer casar, todo mundo pede a namorada em casamento....mas deixa passar!

Gente que casa muito nova não tem estrutura mental pra aguentar as pressões das responsabilidades do dia-a-dia. Ainda mais quando é filhinha (o) de papai que sempre teve tudo e na primeira discussão por contas com o marido, chora.
Segundo essa pesquisa, grande parte dos divórcios de jovens está relacionada a essas filhinhas (os) de papai, que acham que casamento é só cuidar do buquê, vestido, festa e sonhar com o grande dia.

Pense lá na frente, casamento não é só isso. Porque não pensa nas contas a pagar, do dia da semana destinado a faxina, da rotina que vai acomodar o relacionamento e dos filhos que virão?

Não tô dizendo que sou contra o casamento, sou contra a quem casa de qualquer jeto pra suprir um vazio ou por pura vontade de casar, e só.
Namoro há 3 anos e meio, já pensamos e falamos sobre casamento. Mas tudo acontecerá quando tiver que ser e puder ser.
Se tem uma coisa que tenho PAVOR é gente que decide casar e deixa a lista das coisas da casa pros outros darem. Lista de casamento/presentes é a coisa mais sem educação que já vi na minha vida. Chá de panela/chá bar/ chá de lingerie é uó!! Faça o favor de comprar suas próprias coisas, é tão mais legal você ver que você que pagou, conseguiu. Depender dos outros e ficar pedindo em lista é deselegante e deixa de ser presente, vira encomenda. Por isso só caso quando tiver tudo.
E só dou festa quando puder, para celebrar o amor. Não para receber presentes.

Pra encerrar: Casamento não pode ser futilidade, lista de presentes e meta de vida. Tem que ser a união de duas almas, na sua forma mais singela que é amar.
E se vier me convidar pra sua festa, nem perca seu tempo mandando cartão com lista de presentes. Eu dou o que eu quiser. É presente!
bju
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Bem quelida, não sei se você sabe mas sou velhinha...eheheheheh, bem velhinha, você sabia disso?
    Tenho 35 anos de casada, preciso falar mais alguma coisa?
    Tenho uma filha linda, um marido amigo, companheiro e sou super feliz!

    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  2. Auahuahuahuahuha, eu ri demais com esse post, mas tudo ai e a pura verdade!

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.