julho 06, 2010

Projeto de lei para blogueiros


"Um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional tem como objetivo regular a atividade blogueira no país. A proposta 7.131, de autoria do deputado federal Gerson Peres (PP), foi apresentada em 14 de abril deste ano.


Pelo novo projeto, o usuário deverá ser obrigado a moderar comentários em seu site, sendo ele responsável por conteúdo anônimo. Assim, passará a responder por ações legais caso o comentarista original não possa ser identificado. Se a lei for aprovada o internauta que possui blog, mas estiver em desacordo, será condenado pelo Poder Judiciário a pagar uma multa que pode chegar a R$ 10 mil.
Além disso, todo responsável por uma página deverá estar identificado no site Registro.br com nome, identidade e CPF. A justificativa do projeto argumenta que, por não estarem regularizados, os blogs são mecanismos de difusão que podem ser utilizados para calúnia, injúria ou difamação." (via @jhoje)




Já estava na hora de darem um freio nesses anônimos! Algumas pessoas pesavam a mão em comentários em blogs com muita maldade, mentira, calúnia...
E alguns posts também se aproveitavam disso para inventar coisas a respeito de outros, colocando fotos, dando nomes e contando casos que não poderiam ser provados.

Além disso, moderar comentários serve como um filtro para o blogueiro, já que existem muitas pessoas de mal com a vida que saem por aí destilando veneno gratuitamente. Eu mesma já fui vítima de acusações, de ofensas nos fotologs e blogs. Já desativei um blog porque uma coitada vivia atazanando meus comentários. (em tempos que não existia moderação)
Se a pessoa não tem bom senso, maturidade e educação pra entender que vomitar palavras e ofensas contra os outros não é certo, que mexa no bolso!

Infelizmente tem muita gentinha por aí que não conhece as leis e age como se as coisas pudessem ficar impune. Por muitas vezes eu poderia ter processado pessoas por falaram mentiras a meu respeito, por ofensa na internet. Mas realmente chega um momento na vida que cansa, e fiquemos felizes por agora seremos respaldados pela lei. Seremos responsáveis pelos comentários...então que controlem também, outros blogueiros o que irão escrever!

A moderação será obrigatória? Pra mim ela já é há tempos! Quem acha que pode se esconder atrás de um computador é covarde. Quero ver agora dar a cara a tapa.
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.