agosto 26, 2016

Introdução alimentar do Ivan

Blog da Priscilla


Um dos assuntos que mais trazem preocupação às mães e aos pais é a questão da introdução alimentar. "Será que ele vai aceitar o que eu fizer? Será que estou preparando da maneira correta? O que pode e o que não pode oferecer?" - são essas algumas das questões mais frequentes. Quando comecei a introdução alimentar do Ivan eu não esperava que ela fosse tranquila, mas ele me surpreendeu. Eu sabia que começaria por papinha - apesar de várias mães dizerem que era melhor dar o alimento em pedaços como no método Baby-led Weaning(BLW) - ou desmame guiado pelo bebê.

Aqui em casa funcionou o meu sexto sentido ou o método "quem sabe sou eu"(QSSE).Isso porque Ivan não tinha dentes e sempre foi muito guloso, eu sabia que ele iria enfiar tudo na goela de uma vez só. E não deu outra, quando dei o alimento em pedaços ele enfiou tudo feito um hamster. Bom, o relato da introdução alimentar vem para ajudar algumas mães que não sabem por onde começar e estão sobrecarregadas de tantas informações na internet. Meu conselho é: vai com calma, obedeça seus instintos e dê o exemplo.

É muito importante que seu filho veja que você come o que ele também deve comer. De que forma ele se sentirá estimulado? Eu como na frente do Ivan e ele fica salivando querendo um pouco. É nessa hora que ofereço o alimento da maneira que ele pode comer. Exemplo: como salada, dou cenoura cozida ao invés de crua (a que eu como). Se estou almoçando arroz e feijão, dou para ele também. E foi assim que comecei a conseguir que ele comesse de tudo.

Introdução alimentar


Quando iniciei a introdução alimentar do Ivan ele vinha de um período de constipação e pouco ganho de peso, apesar de mamar exclusivamente no peito em livre demanda. Logo, o primeiro alimento a ser oferecido a ele foi mamão. Não deu outra, ele avacuou horas depois. Ele gostou muito de mamão e cada colherada eu fazia "hummm" e comia um pouco também. Na sequencia dos dias foram oferecidas outras frutas como maçã raspada (ele não gostou), pêra raspada (não gostou) e banana (amou). Como estratégia, passei a cozinhar a maçã e pêra no vapor e assim ele ama e come tudo! Aos poucos venho diminuindo o tempo de cozimento para que ele passe a se acostumar com a textura raspada.

Apesar dele comer bem e mamar bem, ele não ganha peso com facilidade - genética por pai e mãe e gasto calórico acelerado. Então passei a colocar um pouquinho de suco de laranja e uma colherinha de farinha de arroz junto à maçã ou pêra. NOTA IMPORTANTE: não dou farinha de arroz industrializada, com açúcar e conservantes. Compro em casas de produtos naturais aquela pura, sem cor ou cheiro. 

Até hoje, Ivan já come as seguintes frutas (em papa, suco ou pedaço): mamão formosa e mamão papaia, maçã, pêra, ameixa vermelha, ameixa preta (inclusive a seca), banana, manga palmer, abacate, morango, kiwi, laranja lima, melancia, melão, açaí e abacate. Já ouvi que não se deve dar suco de frutas para crianças com menos de um ano, por causa da quantidade de sacarose (açúcar natural da fruta). Mas eu dou, ok? Em pouca quantidade, para misturar na fruta que receberá farinha de arroz. Se você não quiser dar, ótimo.

Nos salgados, a introdução também foi no esquema primeiro a papinha, depois os pedaços. Eu precisava que Ivan ganhasse peso, então fazia ele comer a quantidade mínima de papinha para depois oferecer em pedaços. Comecei oferecendo separadamente batata, cenoura e brócolis. Por que separadamente: acho importante ele conhecer os sabores de cada um, para identificar o que ele gosta ou não e até identificar uma possível alergia alimentar. 

Primeiro comecei dando três opções de legumes. Aos sete meses incluí uma proteína e ele passou a jantar. Aos oito meses incluí uma porção de  arroz e uma porção de leguminosa. Hoje em dia o prato do almoço do Ivan obedece o seguinte critério: uma porção de legume verde, uma porção de legume colorido, uma porção de tubérculo, uma porção de proteína, uma porção de arroz e uma porção de leguminosa. Dessa forma fica completo e bem nutritivo.

♦Grupo dos tubérculos: fonte energia e vitaminas do complexo B;
♦ Grupo das hortaliças verdes: fonte de cálcio, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B e fibras;
♦Grupo das hortaliças coloridas: fonte de vitamina C e antioxidantes;
♦ Grupo das proteínas: fonte de proteínas, lipídeos, ferro e zinco;
♦ Grupo das leguminosas: fonte de fibras, ferro, ácido fólico;
♦Grupo do arroz: fonte de energia e vitaminas do complexo B. Esse grupo é muito parecido com o grupo dos tubérculos, por isso, para preparar a papinha pode-se colocar apenas uma das opções.

introdução alimentar como fazer

Ivan já comeu: batata, batata baroa, batata doce, inhame, mandioca (única que ele não gostou); chuchu, abobrinha, brócolis, espinafre e bertalha (não tá na lista mas ele come); cenoura, abóbora, beterraba, couve-flor; frango (sobrecoxa), carne (músculo), peixe (tilápia) e ovo; feijão preto, feijão carioca, ervilha; arroz branco, arroz integral e macarrão.

Há uma dúvida se vale a pena comprar orgânico para bebês - o que é mais saudável -, mas sabemos que são mais caros e nem todo mundo pode comprar. Se você puder fazer essa escolha, ótimo. Se não, recomendo que higienize muito bem o alimento após comprar. Faça uma solução de 5ml de tintura de iodo para cada um litro de água. Deixe a fruta, legume ou verdura de molho ali por 30 minutos a uma hora - de preferência em recipiente de vidro. Depois lave. Essa solução ajuda a diminuir ou até eliminar a quantidade de agrotóxico no alimento sem fazer ele perder o gosto, cor e textura. Aqui no Brasil a quantidade de químicos nos itens de hortifruti é altíssima. Veja abaixo a lista da Anvisa sobre os alimentos com mais agrotóxicos:

alimentos com agrotoxicos



O vídeo acima já está no canal do blog há um tempo. Nele eu conto tudo isso sobre como montar o prato. Já no vídeo abaixo eu mostro na prática como é montado o prato. Em tempo: Ivan é um guloso, pelo gasto calórico que tem ele sente muita fome.


Muitos pais ficam inseguros em relação ao preparo. Bom, aqui não usamos sal, apenas temperos naturais como cheiro verde, coentro, cebolinha, cebola, e alho. É recomendado que sal só seja incluído na alimentação a partir de um ano, bem como leite e derivados. O açúcar? Bom, o açúcar deve ser evitado o máximo que você puder, mas se deseja oferecer, que seja de um tipo mais saudável - como mascavo ou demerara - a partir de um ano. 

No vídeo abaixo eu mostro como preparar a papinha de carne (uma proteína) de maneira que não leve sal e fique bem saborosa! Aqui também fazemos papinha de frango e peixe (filé tilápia, que é uma opção sem espinhas).


no pratinho do bebe

Por último, mas não menos importante: tenha prazer em cozinhar para seu filho! O amor no preparo é sentido e transmitido! Quando feito com amor fica mais gostoso! Ao oferecer o alimento tenha paciência. Lembre-se que ele está descobrindo esse mundo e que qualquer interferência sua pode atrapalhar o processo. Deixe ele se sujar, sujar o chão e você também! Sabão taí para isso!

Essa é uma fase longa, de idas e vindas. O que ele come hoje pode não comer amanhã, por isso é fundamental ter constância e oferecer repetidamente o alimento. Se ele não gostar de primeira, ofereça mais dez vezes até que tenha certeza. Misture em outros alimentos e veja se dessa forma ele gosta. Se anime ao comprar copos, prato, cadeirão, entre outros acessórios. Tenha prazer em alimentar seu filho! O retorno será bem positivo, acredite!

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.