agosto 20, 2015

Rádio: preferências de ouvintes brasileiros

Se tem uma coisa que eu gosto é de ouvir música! Se me deixa, eu passo o dia inteiro ouvindo! Quando arrumo a casa eu ligo o aparelho, se estou trabalhando ou blogando eu escuto online e até no smartphone e tablet eu tenho aplicativos para ouvir onde quer que eu vá - inclusive no banho! Já falei em um post sobre as rádios digitais que ouço, quem quiser saber mais clique aqui.

Só que nem todo mundo tem o mesmo comportamento que eu. Uma pesquisa feita pela Antena 1 mostrou que a maior parte das pessoas que formam o público de rádio no Brasil escuta as estações na internet e relaxa enquanto ouve música – principalmente no trabalho ou durante tarefas domésticas. A exceção é na hora de dirigir: dentro do carro a sintonia ainda é pelas ondas FM e os motoristas aproveitam para pensar na vida. 



Dentro de casa ainda é onde mais se ouve rádio, com 59% da preferência. Em seguida, aparece o carro, com 21%, e o trabalho, com 20%. Um insight interessante é a fidelidade dos ouvintes: cerca de 80% escuta música todos os dias independentemente do local. As taxas são semelhantes para quem nunca troca de estação – apenas no caso dos automóveis as chances do dial ser mudado chegam perto de 50%.

Mesmo no trabalho, os brasileiros preferem escutar as músicas sem fones de ouvido (72%), pouco abaixo dos 81% que adotam a mesma prática em casa, e 88% no carro. Apesar de ajudar a relaxar, as canções não são uma distração no ambiente corporativo. Pelo contrário, 98% dos ouvintes afirmam que o rádio os torna mais produtivos durante o expediente. Eu que o diga, porque quando começo a bater matéria, a primeira coisa que faço é colocar os fones de ouvir para me desligar do mundo exterior.

A pesquisa também revelou os canais utilizados para ouvir rádio: no trabalho, o computador é o escolhido em 37% dos casos. Em casa, o radinho lidera com 39%, e o PC e dispositivos móveis ocupam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, somando 51% da preferência. Já no carro, o som embutido ganha de longe, com 78%. Isso mostra que essa mídia ainda tem muita audiência, principalmente com o aumento da tecnologia digital. Quem tem APP ou site sai ganhando na preferência do ouvinte.

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Pinterest
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.