setembro 24, 2016

Como organizar uma rotina de limpeza

rotina de limpeza

Sempre me perguntam como dou conta da casa sendo mãe de um bebê! Então decidi falar um pouco sobre como faço na minha organização de casa tendo filho pequeno. Em primeiro lugar, aqui não existe uma paranoica por limpeza. Tudo é feito conforme meu bebê permite, então se em um determinado dia o seu filho não tá facilitando as coisas, relaxa. A questão não é brincar de bingo e completar a cartela o mais rápido possível, e sim te auxiliar a não esquecer de fazer tudo e deixa a casa limpinha.

Montei uma tabela inspirada na Jenny, do Papo de Mamãe Amélia, porque assim é mais fácil de lembrar. Antes eu ia por cômodos (segunda era sala, terça lavanderia, quarta banheiros, quinta cozinha e sexta quartos), mas via que assim ainda havia brecha pra bagunça. Ano passado, enquanto ainda estava grávida, cheguei a montar uma agenda da faxina mensal, para que a casa ficasse em ordem ao final de um mês. Eu trabalhava fora e não tinha muito tempo para fazer tudo em um dia. 

Então separei os dias da semana e dei atenção aos cômodos por todos os dias. Observei o funcionamento da minha casa e fui desenhando o que ia bem em cada dia. Portanto, lavar roupas era o fundamental às segundas e terças (sim, dois dias porque minha área de serviço é pequena e tenho apenas dos varais). Na quarta, achei melhor passar a roupa que estava limpa e na quinta, faxina na maior parte da casa. Como aqui empoeira muito temos que varrer e passar espanador todos os dias, mas cera no piso de madeira deixei duas vezes na semana.

Algumas coisas que não possuem necessidade de limpar semanalmente eu coloquei separado qual a semana do mês que deveria dar atenção, como por exemplo, limpar interruptores e geladeira. Dessa forma eu consigo dar conta e deixar a casa sempre em ordem (exceto quando Ivan espalha os brinquedos, mas isso não conta). Imprimi a tabela e coloquei na geladeira, assim meu marido pode ver o que tem pra fazer e completa o que não consegui no dia. 

Achei bem melhor fazer dessa maneira, uma vez que nem sempre lembramos o que tem pra fazer. Além disso, nos permite aproveitar mais o tempo. Se já fiz tudo, tenho o dia livre. Se não deu para fazer algo em um dia, eu jogo pro dia seguinte e assim vamos. Aqui tem funcionado. 

No vídeo abaixo contei mais sobre essa tabela e a minha organização. A minha tabela de organização da limpeza da casa está hospedada na nuvem, então vocês podem acessar quando quiserem! Qualquer dúvida entrem em contato comigo, que vou adorar ajudar vocês!


Espero ter ajudado! 

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.