abril 02, 2013

SPFW: tendências verão 2014

São Paulo Fashion Week não acontece apenas para gente famosa e estilistas e estudantes de moda, não! O objetivo principal de uma semana de moda é trazer propostas, tendências e mostrar o que vamos encontrar nas lojas quando a próxima estação chegar.  No caso do SPFW que aconteceu agora em março é mostrar as tendências do próximo verão.

Este ano fiz minha estreia na SPFW, indo aos 45 do segundo tempo e ainda assistindo desfile na primeira fila! No próximo post conto como foi. Agora vamos nos focar nas tendências.



Preto e Branco: já bastante vista atualmente nas vitrines, ela continua com tudo no verão. Associada a listras ou outros grafismos ou apenas combinação de peça das cores ela será bastante utilizada e vista nas lojas.

Grafismos: vêm fortes, principalmente bicolores. E nesse quesito, as listras imperam, vindas do universo navy ou não. Assim como xadrezes e motivos decorativos, como mosaicos, azulejos e art-déco. Sobreposições sem exageros, formam jogos geométricos e composições inesperadas nas silhuetas.

Look Monocromático: O uso das cores é quase sempre monocromático, mas pode vir também em detalhes ou em peças bicolores, com predominância do preto e branco, como já falado anteriormente.



Minimalismo: Linhas limpas, shapes retos, mas com alguns volumes não exagerados, principalmente na parte superior do corpo ou nas costas e mangas, silhueta alongada, cores únicas.

Inspirações antigas: sãos vistos ainda alguns volumes nas saias, como uma silhueta anos 50. Os anos 60 também marcaram presença, assim como os anos 20, com seus cortes retos. A pegada esportiva dos anos 90 também vem forte.



Tie-dye e elementos tropicais - como frutas, folhas, pedras preciosas e algumas flores - serão bastante usados, principalmente em roupas de praia.

Cores do próximo verão: Branco, preto e cores quentes, como laranja, verde, amarelo, azul, pink, roxo ditam as tendências das estação mais quente do ano.

Como a estação é quente, pele a mostra é o que não pode faltar: Transparências, decotes em V, cavas, fendas, costas e laterais à mostra foram alguns dos destaques.



A alfaiataria é outra tendência utilizada pela maioria das grifes.

Peças-chave: conjuntinhos, túnicas, calças secas e mais curtas, macacões, blazers e até casacos de tecidos mais leves.

Nos pés: tiras nos tornozelos são a principal tendência, seja em escarpins, sandálias, sapatos baixos. As transparências também aparecerão nos calçados, principalmente em sandálias.


Espero que tenham gostado. O post demorou a sair, mas juntei todas as minhas anotações mais o que vi para não deixar passar nada! 


BEIJOS E COMENTEM!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

3 comentários:

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.