abril 19, 2013

Obesidade mata mais que fome

Aqui eu brinco, falo besteira, troco figurinhas, falo de futilidades, mas quando tenho que falar sério eu falo. Desde que me toquei do que a má alimentação fazia comigo minha função virou pregar a boa alimentação e dar os testemunhos do exemplo que escolhas erradas fizeram com meu organismo. Saúde virou praticamente a minha religião. Meu corpo é transitório e quero devolver inteirinho do jeito que me foi dado.



Então que outro dia li uma matéria falando que a obesidade tem matado mais do que a fome no mundo. Vocês fazem ideia do que seja isso? Não significa que todos tem fartura em casa e que a fome foi combatida. Apenas que um grupo morre mais do que o outro pelo abismo que os separa.

Muitos obesos morrem não por comerem muito, mas por decorrência da má alimentação e o que ela traz na vida de cada um deles. Um estudo sobre a saúde da humanidade revelou que o excesso de peso já é um problema maior que a subnutrição! Esse estudo traz duas grandes conclusões:

A boa é que a expectativa de vida aumentou em praticamente todo o mundo, e as mortes relacionadas à subnutrição caíram de 3,4 milhões, em 1990, para 1,4 milhão em 2010, último ano analisado pelo estudo. Em 1990, a subnutrição era a doença com maior "peso", ou seja, aquela que mais tirava anos de vida saudável da humanidade. Agora, ela despencou para oitavo lugar. 

A má notícia é que a obesidade subiu de décimo para sexto - e a má alimentação, com uma dieta pobre em nutrientes, aparece em quinto (os quatro maiores fatores de risco são pressão alta, tabagismo, uso de álcool e poluição). "As dietas pobres em frutas, verduras e grãos integrais têm impacto surpreendente", escrevem os autores do estudo. 

É tão preocupante isso porque as pessoas associam poder ao fato de poderem comer e quanto quiserem e o que quiserem. Só que infelizmente preciso dizer que você pode ter todo o dinheiro do mundo que será pobre se não consumir o que deve ser consumido.

Os alimentos industrializados tem substituído os naturais por comodidade e preguiça. Mas a vida cobra caro tanto desleixo. É horrível ver alguém que não bebe água e só bebe refrigerante.

Quando vejo uma criança se entupindo de Doritos com Coca-Cola me dá vontade de bater nos pais! Eu tive essa fase de comer porcarias e hoje tô aqui, nova, tendo que tratar de colesterol. Tudo bem que aos 27 anos que tive isso. Hoje vejo crianças com 9 anos com colesterol alto, pressão alta e diabetes. E os pais achando que tão fazendo um bem deixando o filho comer frituras e beber refrigerante.

O nome disso é desleixo e irresponsabilidade.

Se atentem a essa informação: obesidade mata mais que fome.

Se isso não fizer vocês se preocuparem de verdade com o que comem, eu já não sei o que fazer.


BEIJOS

Informações do estudo por SuperInteressante


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

  1. Nossa adorei esse texto! Por isso estou me cuidando!

    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.