julho 22, 2020

Como fazer café cremoso - receita do Dalgona Coffee


O café uma das bebidas mais democráticas que existem - do tradicional em pó e baratinho do supermercado ao café gourmet das cafeterias, ele é o queridinho do brasileiro. Existem diversas formas de consumir o café, mas a versão dele cremosa, pronta para consumo vem fazendo sucesso. Isso porque um TikToker Coreano fez viralizar a receita da iguaria com o nome de Dalgona Coffee.

Confesso que já conheço essa receita há anos, quando ainda morava com minha mãe e ele fazia. Em 2014 vi explodir no Instagram de donas de casa essa receita e toda tarde era possível conferir dezenas delas com sua xícara e uma apresentação melhor que a outra. Mas, como sempre, quando um gringo faz essa coisa se torna popular. Ainda mais entre os jovens, que mais usam o TikTok.

Independente de quem criou - minha mãe ou o coreano - o café cremoso é algo delicioso e fácil de fazer. 
Vamos a lista de ingredientes da versão tradicional. Ao final do post ensino como fazer sem açúcar e na versão individual para quem não tem como estocar.

CAFÉ CREMOSO - DALGONA COFFEE

1 e 1/2 xícara de açúcar
50g de café solúvel
1 xícara de água fervente.

Adicione o açúcar e o café em uma batedeira e despeje por cima a água fervente. Em seguida, ligue a batedeira e deixe ela batendo. Vai levar no máximo 15 minutos para ficar em ponto cremoso, tipo merengue. Pronto! Basta adicionar uma ou duas colheres de sopa do creme ao leite morno ou quente e só misturar. Eu adiciono a uma bebida vegetal e também fica maravilhoso.

Você pode colocar em um pote de sorvete e congelar. Ele mantém a textura e é só pegar a quantidade que quiser na hora, mas o leite ou a bebida devem estar mais quente para que ele dissolva e faça essa espuminha. 

Veja no vídeo abaixo o passo a passo. Aproveita e se inscreve lá no canal!

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/NWcKEJD8KnI" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>




Receita sem açúcar: 
50g de café solúvel
1 xícara de água fervente
1/2 xícara de xilitol ou 1 xícara de açúcar de coco ou 1 e 1/2 xícara de açúcar fit
Fazer do mesmo modo que no vídeo. Não fica tão cremoso, porque a reação química do açúcar que causa a cremosidade e espuminha.

Receita individual:
2 colheres de sopa de café solúvel
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de água fervente
Bater com um garfo bem rápido por um bom tempo ou usar um mixer.


Essa é uma receita que pode ajudar os pequenos empreendedores também, já que o café cremoso pode ser armazenado em potes plásticos e ser vendido. Por ser vegano, todos os públicos podem consumir. Pra facilitar quem vende porta a porta, pode levar uma garrafa térmica de água quente, um pote de leite em pó e uma garrafinha com bebida vegetal e ir vendendo já direto para o consumo no local - só uma ideia. 

Drink Dalgona

Dá para usar em cobertura de bolo - aí você usa menos café para não ficar tão forte - ou drinks: adicione uma colher de sopa na coqueteleira, uma dose de vodka e licor de cacau ou chocolate e gelo à vontade. Só bater com gosto! 

Quem fizer essas receitas pode me marcar no Instagram @blogdapriscilla! Espero que tenham gostado!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.