fevereiro 14, 2017

Como deixar fogão inox limpinho

Quando casei sempre fui metódica coma s coisas do lar. Limpar fogão era uma delas. Gostava de ver o inox brilhando e cuidava pessoalmente dessa parte. Lembro de já estar no segundo ano de casada e minha sogra pedir o segredo de manter o fogão sempre novo, já que o dela que era mais novo que o meu estar manchado. Não tinha segredo, era sempre não deixar a gordura acumular. Nessa época eu só usava o Veja Multiuso com Álcool, pra limpar inox.

Passava ele com pano seco e depois o mesmo pano úmido e secava com papel toalha. Mas eis que contratei uma diarista, porque o trabalho estava mais pesado e, como estava ganhando mais, poderia me dar ao luxo de uma pessoa vir aqui uma vez na semana. Só que ela cagou meu fogão. Não sei o que ela fez, mas meu fogão estava riscado, manchado e pavoroso. Além de a dispensar, tive que bolar outras formas de limpar fogão.

Foi então que cacei outras soluções. Comecei pelo desengordurante e gostei. Testei diversas marcas e todas funcionam, como Veja, Cif e Mr. Músculo. O segredo está em como aplicar, por isso leia atentamente o rótulo desses produtos. Panos de microfibra são essenciais pra limpeza da casa e fazem um excelente trabalho com esse tipo de produto.

Outra solução encontrada e que vem ajudando a remover as manchas do inox é vinagre de álcool. Apesar do cheiro, ele evapora rápido e mantém as propriedades do vinagre em funcionamento. Não precisa misturar nada, basta passar no inox e deixar lá. Ele tem esse poder desengordurante e também de eliminar manchas. Aos poucos meu fogão vem ficando como era, mas os riscos no inox estão lá, infelizmente. O importante é que estou conseguindo fazer ele ficar como era, brilhante e sem manchas. 

Veja abaixo três formas de deixar o seu fogão inox limpinho e sem manchas.



Como limpar com Veja Cinza (inox) - para sujeiras superficiais:
- Um pouco de veja e esfregar com pano seco
- Vir com pano úmido e retirar o produto
- Secar lustrando com papel toalha até que o inox fique bem seco e sem mancha




Como limpar com desengordurante - sujeira pesada:
- Borrifar o desengordurante e deixar agir por pelo menos cinco minutos
- Esfregar com pano seco retirando toda a sujeira
- Passar pano úmido e tirar o excesso do produto
- Secar lustrando com papel toalha, até que fique bem seco




Como limpar com vinagre de álcool - sujeira leve a moderada
- Passar vinagre em toda superfície e deixar agir por uns minutos
- Passar pano seco e ir limpando o inox
- Passar outro pano seco sem o vinagre e secar
- Finalizar lustrando com papel toalha


Ao invés do pano seco (aqui uso o Scott Duramax), você pode usar uma esponja que não risca, específica para isso. Não use escovinhas, porque podem arranhar seu inox. Manter uma rotina de limpeza dele também é importante, por isso escolha um dia certo para limpar o fogão de jeito e mantenha ele sempre sem sujeiras se possível.

Muita gente não sabe, mas as fabricantes de eletrodomésticos pedem que não se ponha nenhum protetor de fogão na base inox, como papel alumínio o ou papel toalha. Eles, além de mancharem, podem causar acidentes domésticos junto ao fogo.

Espero ter ajudado vocês. É assim que faço aqui em casa e é assim que ele se mantém sempre limpinho.
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.