fevereiro 20, 2014

Tipos de gordura encontrados nos alimentos

Essa semana falei sobre ler rótulos dos alimentos. Para ajudar a interpretar que tipo de gordura é pior do que a outra e qual é a aceitável, resolvi elaborar esse post. Sempre que tiverem dúvida é só vir consultar.




As gorduras são ingredientes importantes para uma alimentação saudável, pois é a partir dela que o organismo retira grande parte da energia gasta durante o dia. Um grama de gordura fornece, em média, 9 calorias, mais que o dobro fornecido pelos carboidratos e proteínas. No entanto, as gorduras saturadas devem ser consumidas em poucas quantidades. Veja porquê:

Gordura Saturada - A gordura saturada é um derivado dos produtos de origem animal. Quando está em temperatura ambiente se estabiliza em estado sólido. É encontrada principalmente em carnes vermelhas e também brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte, bacon e muitas outros. Ela é considerada uma gordura ruim para o organismo humano, pelo fato de aumentar o colesterol ruim, porque se solidifica no sangue, causando alguns problemas no coração. Para uma pessoa que come de forma saudável, a ingestão sugerida pode chegar a ser no máximo de 20 gramas por dia.


Gordura Insaturada - A gordura insaturada é a gordura de origem vegetal e conhecida por fazer bem ao organismo. É encontrada em azeite de oliva, óleo de milho, castanha do Pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros. Ela faz com que o colesterol ruim diminua no organismo, porém se consumida em excesso poderá causar doenças coronarianas. Por isso, a ingestão sugerida chega a, no máximo, 44 gramas por dia.


Gorduras Trans - As gorduras trans são o resultado de um processo químico, que afetam negativamente a saúde. Ela é formada por um processo químico chamado de hidrogenação. Durante o processamento são usadas as gorduras vegetais, porém ela é transformada em acido graxo trans, e daí vem a denominação de “gorduras trans”. Ela não faz bem a saúde e pode trazer muitos danos ao organismo. Um desses males é aumentar a taxa de colesterol ruim no sangue e ao mesmo tempo fazer com que a taxa do colesterol bom abaixe. Ela é encontrada em alimentos industrializados, como batatas fritas, biscoitos e sorvetes. Não há níveis indicados de consumo dessa gordura, mas, para não prejudicar a saúde, a sugestão usual dos profissionais é de consumir no máximo 2 gramas ao dia.

Gordura Poliinsaturada - Ela apresenta mais de uma ligação dupla em sua molécula, por isso a denominação “poli”. Ela é rica em ácidos graxos essenciais, o Ômega 3 e Ômega 6, substâncias que não são produzidas pelo organismo, mas devem ser consumidas, tendo que ser obtidas através da alimentação. Pode ser encontrada no óleo de soja e girassol, em peixes como o atum, sardinha e em frutos do mar, além de ser encontrada também nas nozes, sementes de abóbora, linhaça, dentre outros.

Gordura Monoinsaturada - Essa gordura se mostra diferente da poliinsaturada, já que apresenta apenas uma ligação dupla em sua molécula. Ela é mais benéfica do que a poli, pelo fato de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e estimular o aumento dos níveis do bom colesterol (HDL). Consumir essa gordura reduz as chances de problemas no coração. É encontrada no azeite de oliva, abacate, nozes, amendoim, entre outros.



Fiquem atentos e conhecendo as gorduras leiam e assimilem as taxas nos rótulos ao que faz bem e ao que faz mal.


BEIJOS!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

11 comentários:

  1. Fato: quanto pior a gordura, mas gostosa a porcaria, kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é...e quanto mais crocante for, mais gordurosa é!

      bj

      Excluir
  2. Oi Pri!
    Muito legal o seu post, já salvei aqui, para sempre ficar alerta sobre os rótulos dos alimentos.
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Instagram Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Com isso vc vai ver o tanto de gordura q existe no q vc come e pode se prevenir de algumas doenças...

      bjs

      Excluir
  3. Que post maravilhoso, adorei
    beijos.
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. realmente precisamos ficar atentas. Legal seu post para nos orientar.
    Obrigada pela visita
    Ótima quinta-feira para vc!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, Pri!
    Sempre fico em dúvida com essas gorduras!!

    BjOs!

    Cris.
    Universo Feminino por Cris Yumi

    ResponderExcluir
  6. Oi amada, adorei o post, nao tinha ideia, na verdade nunca leio, adorei a dica, beijinhos...
    Atitude da Beleza| FanPage| Youtube instagram: @greicesaraiva

    ResponderExcluir
  7. Adoreeei!! Sou fã desses posts mega informativos! ^^

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.