janeiro 20, 2014

Retomando a vida

O luto é realmente um período onde refletimos bastante a respeito da vida. Precisei desse tempo para por a cabeça e o coração em ordem. Qualquer um que perde um ente querido precisa desse tempo para digerir o fato e ordenar a vida. No meu caso, precisei de tempo para chorar tudo que não chorei durante o período da luta e tratamento do Gato. Tentei ser forte para ele não sentir que eu estava mal. Dei suporte e força a ele, superando até mesmo a minha expectativa. Fui até onde muita gente não vai.

Precisava do tempo para por a cabeça em ordem, acostumar com a casa mais vazia, a mudar minha rotina (que era toda voltada para ele), a me permitir fazer o que há alguns tempos não fazia. E senti mais dor porque a vida não parou para que eu pudesse viver o luto e me recuperar.

Quando morre um pai, mãe, irmão, marido, filho, avó ou outro familiar próximo a Lei permite que você tire alguns dias para si. Dependendo do grau de parentesco vai até cinco dias (pelo menos na empresa em que trabalho). Mas quando morre um animal de estimação isso não existe. No meu caso, o meu Gato era mais próximo que muito parente! Há quem tenha debochado porque eu sofri a morte do Gato, para eles era apenas um gato. Pra mim era meu filho.

Deus sabe a dor que senti, a pertubação que minha cabeça ficou e a necessidade de cuidar de mim. O Gato morreu no sábado e segunda eu estava trabalhando como se nada tivesse acontecido. Passei o dia chorando na minha mesa, com os olhos inchados, sem um pingo de maquiagem e o cabelo desgrenhado. Isso não interessava para a empresa, eu tinha que trabalhar e ponto. Ao final deste dia recebi a ligação de que o Gato seria cremado na terça e eu queria estar lá. Avisei que não trabalharia no dia seguinte e expliquei o motivo.

Já estava com raiva de estar ali, quando eu necessitava estar fora dali. Apenas comuniquei minha ausência e se falaram pelas costas, caguei pra isso. Nada mais importava. Então que morressem com o próprio veneno destilado.

O Gato foi cremado, no dia seguinte à cremação estive trabalhando e durante toda a semana chorei várias vezes na mesa. A cabeça ainda estava nele. Quando o fim de semana chegou joguei as cinzas dele num local que acho que representaria tudo que ele queria ter feito e visto. E tive uma mensagem de Deus naquele dia de que era hora de deixar Ele cuidar do Gato.

Voltei pra casa com um trecho de uma música que, por acaso, enquanto arrumava algumas coisas para jogar fora encontrei junto ao meu caderno de poesias. Dizia "chega a hora de sorrir e seguir em paz. Já foram lágrimas demais."

Eu precisava viver o luto. Precisava me despedir dele, dizer o que eu queria dizer, acompanhar a cremação, jogar as cinzas e ainda falta me desfazer da urna das cinzas (quero fazer um enterro simbólico ainda). Precisava viver o luto. Senti que parte de mim estava se recuperando. Uma parte nunca voltará. Quando perdemos o que mais amamos no mundo, nunca voltamos a ser os mesmos.

Precisei me livrar de tranqueiras, joguei algumas coisas fora e doei outras tantas. Me livrei de tudo que não importava. Elas seriam importantes para outras pessoas, para mim eram entulho.  Aliviei a alma e os armários.

Aos poucos tenho voltado a fazer coisas que fazia antes. Há dois dias voltei para a academia. Essa semana já dei o primeiro passo para uma mudança que quero fazer na minha vida. Tudo que não me é importante vai embora. Tudo que não me faz feliz também. 

Sou responsável pelas minhas escolhas e optei por tomar as rédeas da minha vida ao invés de deixar que sejam levadas de acordo com a maré. Muita coisa vai mudar.

Mas o que não vai mudar é a existência do blog. Recebi mensagens muito carinhosas enquanto estive fora e isso fez muita diferença para que eu tenha melhorado mais rápido. Escorpianas são mesmo leais! ♥

Tô voltando! Quero postar todos os dias, mas se a rotina não deixar, saibam que de algum modo darei um jeito de estar ligada aqui.

O Instagram já está sendo atualizado (vejam no box da coluna aqui no blog).

Tem dias que a saudade transborda e salta aos olhos em forma de lágrimas. Rezem por mim, rezem pela alma do meu Gato.



BEIJOS
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

8 comentários:

  1. Uhuulll... #DeVolta !
    beijos,
    http://imperfeitasperfeitas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Volta com tudo, minha linda!



    Bjinhos,

    Cris.
    http://universofemininodayumi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente é preciso retomar a vida. Infelizmente os animais são tratados como animais e quando mostramos mais afeto somos tachados de doidos talvez. O Gato representou muito pra mim também, era um filho e pronto! Foi ele que me fez amar os gatos e mudou completamente meus pensamentos. Como sempre falei pra você: "o tempo vai acalmar seu coração, nunca vai cicatrizar, mas vai amenizar a dor", não temos tempo pra homenagens, luto... infelizmente. A sociedade nos quer no batente. Temos que superar as certezas que a vida nos impõe, não temos outra opção. O blog é sua essência, seu desabafo, sua nostalgia, seu sucesso, sua continuidade. Que bom que voltou, fico feliz por cada passo que dá, dia após dia. A cicatriz sempre permanecerá, mas as boas lembranças a fará doer menos. O tempo não para como disse o poeta. É tempo de recomeçar. É tempo de dar caminho à vida. De dar tempo ao tempo. Te amo hoje e sempre, onde estiver estarei, o que precisar farei. Bjobjo

    ResponderExcluir
  4. Aos poucos a vida retoma o seu curso. Lembre-se dos bons momentos que passou, fica a saudade, as lembranças.
    Convido responder nossa pesquisa de público, na aba pesquisa no alto do blog.
    Big Beijos
    LULU ON THE SKY
    http://luluonthesky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que bom te ver aqui de novo!!! O tempo vai fazer com que sua ferida se cicatrize e que a saudade seja um sentimento de conforto, e não de dor.E tenho certeza que escrever aqui vai ser um ótimo remédio!!!
    Força!

    ResponderExcluir
  6. Priscilla a vida as vezes nos causa momentos que não desejamos, pensamos o do porquê de tudo acontecer mas, temos que seguir em frente, ser fortes e aprender. Pessoas com bons sentimentos sentem dor por uma perda, sempre comento com minha mãe sobre o que escreve e seus sentimentos pelos animais, ela também é apegada. Você é bacana e por trás desta pessoa existe uma grande mulher, que além de forte tem bom coração, siga em frente, apesar do momento, seja forte, deixo aqui meu carinho....bjs

    ResponderExcluir
  7. Priscilla te entendo profundamente, pois já passei por isso.
    Apesar da dor, fico feliz em ver você de volta e desejo tudo de bom pra você.
    FORÇA!!!

    Bjoks

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.