outubro 12, 2013

Castração de cães e gatos: porquê fazer?

A castração de cães e gatos, tanto de machos, quanto de fêmeas, traz diversos benefícios para saúde do animal: evita doenças comuns na idade avançada (como o tumor de mama e piometra, em fêmeas; prostatite e hérnias perianais, em machos), modula o comportamento agressivo do macho, impede a reprodução indesejada e é realizada com bastante segurança, gratuitamente.

É muito comum as pessoas sentirem-se mal com a decisão de castrar seu animal, principalmente se ele for macho. Ao contrário do que muitos pensam, os animais só cruzam para reprodução, não desenvolvendo relações afetivas ou familiares como ocorre entre humanos. Se um dos objetivos do proprietário, ao adquirir um animal de estimação, for o acasalamento, é importante levar em consideração que:

- Há critérios rigorosos para a seleção genética de animais para reprodução. Estes critérios são técnicos, e não afetivos; levam em consideração aspectos morfológicos, predisposições hereditárias para doenças e temperamento. Portanto, a reprodução de animais não é tarefa para leigos. Animais cujo temperamento ou aspecto fogem ao padrão de uma determinada raça são comumente abandonados e tornam-se vítimas do acaso e da crueldade humana.

- Proprietários de machos sempre encontram grande dificuldade para encontrar uma fêmea disponível, de tamanho ou raça compatível, para acasalar com seus animais de estimação; adiar a castração do macho até o encontro da fêmea disponível para o acasalamento muitas vezes pode representar uma espera de vida inteira;

- É mito pensar que o cão (ou gato) vai ficar "mais calmo" depois da cruza.

A orquiectomia (castração do macho) é uma cirurgia muito mais simples e rápida que a panhisterectomia (castração das fêmeas).

Os cães e gatos podem aumentar de peso após a castração, mas como eles não se alimentam sozinhos, cabe aos donos controlar a quantidade e a qualidade do alimento. Outro mito bastante comum relacionado à castração é que os animais castrados ficam "bobos" ou perdem a personalidade após a cirurgia: isto não é, absolutamente, verdade. A remoção das gônadas sexuais (ovários e testículos), que ocorre na castração, apenas reduz - e não impede - comportamentos relacionados ao instinto de reprodução dos animais. Isto não muda em nada sua relação com o dono.



Considerada política de saúde pública na Cidade do Rio de Janeiro, a castração gratuita de cães e gatos também objetiva reduzir a população de animais errantes e as zoonoses que eles muitas vezes transmitem, o abandono e os maus tratos aos animais sem dono.

Não tenha dúvidas a respeito dos benefícios da castração: estes são comprovados cientificamente e na maioria dos países desenvolvidos ela ocorre cada vez mais cedo.

Estudos científicos apontam que a castração precoce (pré-púbere, ou seja, antes do primeiro cio) reduz em até 100% o risco de tumores de mama em fêmeas.


A UJV faz castrações gratuitas em cães e gatos a partir do quarto mês de vida, de preferência após o término das vacinas. Também trabalham com diagnóstico e adoções. É da Prefeitura, trabalha com horário marcado e distribuição de senhas.

Av. Bartolomeu de Gusmão nº 1.120, São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ.

Os meus gatos são castrados. E os seus?

BEIJOS!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Pri muito bom o tema que você abordou. Sempre fui a favor da castração, pra muitos isso é um desrespeito com animal, mas na verdade é ignorância e egoismo pensar assim, muitos bichinhos vivendo na rua, fazendo com que na maioria das vezes a carrocinha os leve embora e sejam executados, outras vezes sobrem maus-tratos por muitas pessoas ruins por ae. Isso é um assunto de saúde pública também!
    Amei o blog e ja estou seguindo e curtindo flor. Se quiser retribuir ficaria honrada e muito feliz!
    Bom fim de sabadão!

    www.vaidadecuriosa.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.