setembro 11, 2018

5 hábitos essenciais para quem trabalha remoto



Se tem uma coisa que o mundo moderno possibilitou às pessoas foi fazer home office. Trabalhar de casa é uma maravilha para quem realmente precisa estar em casa, como eu. Mas algumas pessoas ainda entendem esse formato de trabalho como uma dificuldade, isso porque o "estar em casa" é confundido com os períodos de descanso. Então temos dois momentos: o de quem trabalha menos do que deveria ou o de quem não sabe a hora de parar. 

Você sabia que 40% dos brasileiros já pratica home office de modo integral ou parcial? O dado é da pesquisa O Futuro do Trabalho, da renomada consultora PwC, que aponta, ainda, o aumento da produtividade das pessoas que trabalham nessas condições. 
Verbling, plataforma online de ensino de idiomas com professores nativos, possui praticamente todos os seus funcionários ao redor do mundo trabalhando de modo remoto, assim como seus professores. Os alunos também disfrutam de tal liberdade, podendo ter as aulas por videoconferências no momento e no local que desejarem. Confira as dicas da plataforma para as pessoas que trabalham remoto.

Adote melhores ferramentas colaborativas
A tecnologia e a inovação facilitaram a comunicação entre as pessoas, possibilitando que os projetos de trabalho não sejam necessariamente gestionados com extensas reuniões presenciais. Ferramentas como AsanaBasecampClubhouseTrello e outras que podem ser usadas em um laptop diretamente de casa são ótimos aliados do trabalho remoto.

Defina bem as tarefas de cada funcionário
O trabalho remoto não conta com um líder presente o tempo todo para dizer aos funcionários o que fazer. Por isso, é importante definir as tarefas de cada um. A Verbling, por exemplo, marca reuniões diárias com os funcionários para determinar suas responsabilidades utilizando o Appear.

Use uma roupa certa
Não é preciso vestir a melhor camisa, mas mesmo que não vá sair de casa para trabalhar, trocar o pijama é outra dica para não deixar o dia de home office com cara de domingo chuvoso em casa.
Escolha um local adequado
O local de trabalho também é importante para a produtividade. Evite lugares distrativos, barulhentos, com pouca luz, desconfortáveis, ou até confortáveis demais – trabalhar da cama não é recomendado, ainda porque se está muito próximo de simplesmente deitar e dormir.
Faça uma pausa no trabalho
A produtividade não é sinônimo de trabalhar sem parar. Na verdade, de acordo com a técnica de Pomodoro, somos mais eficazes e cognitivamente capazes se tomamos pequenas pausas regulares a cada 25 minutos ou mais. Conversar com os colegas, tomar um cafezinho ou dar uma volta, por exemplo, pode realmente aumentar a produtividade em vez de ser uma distração, desde que gerenciado corretamente.
Volto depois com mais dicas para quem deseja trabalhar de casa ou quer render mais em menos tempo no home office.
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.