janeiro 22, 2018

Receita: bolinho de salmão e batata doce

bolinho de salmão

Sabe aquela comidinha leve, fitness, bem a cara do verão? É esse bolinho de salmão e batata doce. Vi a receita original no programa da Rachael Ray e percebi que era super simples e fácil de adaptar à versão brasileira. Na receita deles o bolinho é frito, mas eu fiz minha versão na air fryer e ficou bem saborosa e molhadinha. Aqui em casa não temos o hábito de fazer fritura, então sempre buscamos outras opções.

Veja abaixo a receita completa:

- Ingredientes - 
1 batata-doce grande, descascada e cortada em pedaços pequenos
Sal
3 filés de salmão, com 170 g cada
1 xícara de vinho branco
1 folha de louro
Pimenta-do-reino em grão, moída na hora
1 colher de sopa de tempero para frutos do mar
1 1/2 xícaras de bolachas água e sal em migalhas (ou farinha de rosca)
1 ovo levemente batido
1 colher de sopa de folhas de tomilho, finamente picadas
1 colher de sopa de molho de pimenta
2 cebolinhas, finamente picadas
3 a 4 colheres de sopa de endro fresco, finamente picado
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 cebola roxa pequena, cortada em fatias finas
2 raízes pequenas de aipo, finamente picadas
2 dentes de alho, picados
500 g de uvas ou tomates cereja, cortados ao meio ou em quatro
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher de chá de açúcar
4 xícaras de rúcula ou folhas de baby rúcula

- Modo de Preparo -
Coloque as batatas em uma panela pequena, cubra com água e ferva, em fogo alto. Salgue a água e cozinhe até ficarem macias, de 10 a 12 minutos. Escorra e em seguida, retorne as batatas para a panela e amasse. Enquanto isso, coloque os filés de salmão em uma frigideira com o vinho, o louro, e água suficiente para chegar até o meio dos filés, mas não para cobri-los.  Ferva, em fogo médio, em seguida, reduza o fogo e lentamente levante novamente fervura. Cozinhe o salmão neste líquido, até ficar opaco, cerca de 8 a 10 minutos. Remova a pele e transfira o salmão para uma tigela. Retire lascas do peixe com um garfo e tempere com sal e pimenta a gosto.

Adicione as batatas-doces amassadas na tigela, juntamente com o tempero para frutos domar, metade das migalhas da bolacha, o ovo, o tomilho, o molho de pimenta, a cebolinha, e o endro.
Misture tudo muito bem. A mistura (de salmão, batata e migalhas da bolacha) deve ser firme, somente o suficiente, para moldar os bolinhos. Se sua mistura estiver muito mole, adicione mais algumas bolachas. Aqueça 2 frigideiras, lado a lado, a primeira com 2 colheres de sopa de azeite extra virgem em fogo médio, e a segunda com 1 colher de sopa de azeite extra virgem, em fogo médio-alto. Forme com a mistura de salmão 4 bolinhos levemente achatados (2,5 cm cada), revista-os comas migalhas das bolachas restantes e, em seguida, coloque-os na a primeira frigideira.

Cozinhe os bolinhos de salmão até ficarem levemente dourados, cerca de 2 a 3 minutos de cada lado.Adicione a cebola roxa, o aipo e o alho na segunda frigideira e refogue por 3 a 4 minutos.
Coloque o tomate, tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe por mais 2 minutos.
Misture o vinagre no molho, em seguida, polvilhe o açúcar por cima e misture cuidadosamente os tomates e rúcula. Disponha os bolinhos de peixe em pratos individuais ao lado da rúcula. Cubra com o molho agridoce e sirva.
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.