outubro 10, 2017

Jornada tripla - como ter tempo pra tudo?


Muita gente me questiona como eu dou conta de fazer tantas coisas ao longo do dia - casa, trabalho, filho, marido e cuidar de mim. Meus dias são, sim, puxados, mas eu consigo chegar inteira ao final deles por causa de uma coisa chamada Gestão do Tempo. Vocês já ouviram falar nesse termo? É ele quem me faz conseguir fechar a sexta-feira com a casa em ordem, mandar Ivan pra escola arrumado e limpo, além de ter uma lancheira sempre saudável e ainda entregar as pendências do trabalho.

Planejamento, minha gente! Quando se planeja e escreve o seu dia tudo fica mais claro. Você não precisa ter uma agenda, você mesmo pode fazer seu planner e pontuar tudo aquilo que quer fazer em um dia e seguir nele com foco. Tenho publicado alguns planners gratuitos que vão ajudar você a organizar sua vida. E quando eu falo foco é foco mesmo! Nada de ficar pegando o celular de vez em quando no meio da faxina pra responder Whatsapp!

Pra seguir uma jornada tripla o planejamento é fundamental aqui eu funciono da seguinte forma:


  • Sigo uma trilha de tarefas. Então eu não largo um canto quando vou para o outro. Se eu começo ali, eu termino ali. Foco! E quando acabo aquilo me pergunto: o que tem mais perto daqui para fazer e faço.
  • Ter uma Rotina Semanal de Limpeza me ajuda muito a manter a casa em ordem. Eu não faço faxina o dia inteiro, porque eu tiro uma ou duas horas da minha manhã pra deixar a casa limpa e organizada. Se você não tem ou conhece uma Rotina de Limpeza vou te indicar um post em que falo sobre isso e mostro como organizar a sua.
  • No trabalho eu escrevo por dia cada coisa que tenho que fazer e vou riscando quando cumpro. Dessa forma consigo visualizar e ver o que tem prioridade.


Na gestão do tempo aceitar que você irá falhar te ajuda a seguir adiante. Isso porque muita gente desiste na primeira dificuldade e os obstáculos existem para todos! Aceitar e contar com uma margem de erro te dá mais flexibilidade para remanejar os atrasos. Aqui acontece muitas vezes de eu não conseguir cumprir algo, mas respira fundo e veja de maneira racional o que dá para ser feito.

Um conselho que dou é você ter metas e não estimativas. Quando você estipula prazo há uma maior possibilidade de falha, já quando você tem uma meta a cumprir você vai atrás dela não importa o que aconteça. Outra dica é gerir seu próprio tempo, não tente controlar o tempo de outras pessoas da sua família - eles é quem devem aprender a gerir o deles.

Essa organização do tempo ajuda a conseguir você relaxar depois e ter tempo para lazer também! Tempo de faxina, tempo de trabalho, tempo de família, tempo pra si. Eu sigo meu planejamento apesar das falhas e obstáculos que um filho pequeno traz.

Não é ser escravo de uma agenda, é se organizar e ir adaptando ele aos acontecimentos da sua vida. No vídeo abaixo falei mais detalhadamente de como dar conta dessa jornada e conto mais dicas de planejamento.


Aproveite e se inscreva lá no canal!?


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.