agosto 07, 2014

Macho do século 21, o livro!

Com o aproximar do dia dos pais, sugiro uma leitura sobre um pai diferente da maioria vista por aí. O livro "Macho do Século XXI: o executivo que virou dona de casa. E acabou gostando", conta a história real de Claudio, que teve que abrir mão da carreira para acompanhar sua esposa em uma oportunidade de trabalho imperdível. Com uma filha pequena, ele se tornou "daddy in home". Ele teve que largar tudo para morar em outro país e cuidar da casa e da filha, permitindo que a esposa realizasse seu sonho.


Há três anos, Claudio trabalha como dona de casa. “Se abdicar da carreira em prol do outro é uma escolha dificílima para uma mulher, mas ainda bastante comum, imagine para um homem que aprendeu que função de marido não é lavar louça, mas sustentar a casa”, conta o ex-executivo, que também mantém o site Macho do Século 21.

O resultado do trabalho é um relato emocionante, no qual ele expõe os dilemas que viveu até que finalmente conseguisse entender que precisaria exercer sua nova função com tanta dedicação e perfeição quanto um executivo. E que não deveria sentir culpa ou vergonha pela escolha. “Quando levo Luiza nas festinhas dos coleguinhas da escola, encontro com outros pais que são diretores de banco ou de grandes empresas. Sempre me perguntam qual minha profissão. Vocês precisam ver a cara de pena que eles fazem quando digo que sou daddy in home (papai em casa)”, diverte-se.

O outro lado da história é que ele está tendo um privilégio que pouquíssimos homens têm: acompanhar de perto o crescimento da filha. “No início, a adaptação foi muito difícil. Eu só conseguia enxergar tudo o que havia perdido. E não conseguia enxergar o maior presente que havia recebido. Depois que eu ‘saí do armário’ e assumi minha condição de dono de casa, minha vida ficou muito mais divertida”.   

Sua experiência ilustra o surgimento de um novo modelo de família que surge neste início de século. “Estou convencido de que já existem muitos “Machos do Século XXI” circulando por todo o planeta. E acredite, com o sucesso cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho, essa expressão não está fadada à extinção. Muito pelo contrário”, conta o autor.


A realidade tem mudado e está mais fácil encontrar esse perfil por aí. A igualdade entre os gêneros tende a aumentar e é bom que muitos abram a cabeça, porque podar os sonhos da esposa por machismo é inaceitável.



Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

4 comentários:

  1. pri, nunca tinha ouvido falar desse livro e já fiquei MUITO interessada! bem bacana a resenha

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  2. Deve ser emocionante. Muitas vezes o homem quando passa por um processo como esse, aprende a reconhecer como é dificil ser dona de casa e cuidar dos filhos.
    Aproveitando que você é uma de nossas leitoras, convido para responder a nossa nova pesquisa de público e ajudar nas melhorias do blog. Conto com sua participação.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ouvido falar desse livro mas adorei!! Cuidar da casa deve ser exclusividade apenas da mulher e não é demérito nenhum quando o homem resolver fazê-la. A culpa é da mentalidade machista que carregamos do berço. Acho, sim, que o futuro da humanidade irá evluir para a igualdade dos gêneros, mas será a passos lentos, beeeem lentos. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi quando você diz que cuidar da casa é exclusividade da mulher e em seguida diz sobre machismo. Você tá de que lado mesmo?

      Excluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.