maio 19, 2014

Organizando casamento: mudança de casa

Muitos sites de casamento falam do planejamento do casamento voltado apenas para o dia da cerimônia e festa. Mas quando incluir a mudança de casa nesse planejamento? Em meio a organização de viagem, decoração, escolha de música, roupas e afins tem que entrar a tal mudança de casa! A não ser que você já more com o noivo antes de organizar o casamento, essa tarefa ficará mais fácil.



No meu caso, fui morar com meu marido seis meses antes do casamento. Bem na metade da organização, com tudo fervendo! Na época eu estava fazendo monografia e não tinha muito tempo para pensar em casa. Como organizei o casamento com pouco mais de um ano para o grande dia, tive tempo de deixar tudo planejado. Em janeiro fechei salão e igreja e ao longo do ano, até agosto, fui resolvendo questões como vestido, decoração e lua-de-mel. Deixei nas mãos do meu marido a função de acertar os trâmites da mudança de casa, assinatura de papeis, observar possíveis problemas estruturais do apartamento...Enfim, dei as coordenadas!

Eu não tinha pressa de me mudar, justamente por causa da monografia. Eu precisava entregá-la em novembro! Assim que a entreguei (e recebi meu 10 com louvor), voltei às funções do casamento. Como minha mãe estava se mudando de casa, aproveitei que tudo estaria encaixotado para já levar para a casa nova. Minha mãe começaria vida nova e eu também! 

Só que as pessoas trabalham fora, os móveis novos chegam e você precisa ficar à disposição do dia da entrega, do montador, do pintor, das instalações e além disso tem que ficar ligando para a companhia de energia elétrica, de gás, telefone, internet e tv a cabo para instalar tudo!

É preciso organizar e encaixar na agenda de planejamento do casamento essas coisas, pois demanda tanto ou mais tempo do que decidir vestido, cores de casamento ou envio de convites.

No meu caso, nem todos os móveis vieram quando me mudei para o apartamento. Eu tinha apenas os eletrodomésticos, a sala, o escritório com uma cama de solteiro, um armário e uma cômoda. O quarto do casal só chegou algumas semanas depois do casamento.

Eu comprei bastante coisa para a casa, mas que no chá-de-panela completou bastante do que uma casa precisa ter. Se eu tivesse ficado esperando alguém me dar eu não teria feito nem um prato de comida. Me mudei em dezembro e o chá foi em março. Nesse tempo eu precisava comer, pendurar as roupas e ter onde guardá-las. Quem se muda antes com o noivo tem que montar a casa às próprias custas, sem esperar presente de casamento.

Dei sorte de ter ganhado muitos presentes, mas nunca fiquei esperando por eles. Por isso uma recomendação que dou é que compre as coisas da sua casa antes mesmo da mudança. Montar enxoval é tão gostoso! 

Em meio a decidir músicas, experimentar roupa na daminha e pajens, tivemos que comprar algumas coisas para começar a habitar o apartamento. Todos os finais de semana íamos a lojas de materiais para casa como Leroy Merlin, Casa & Construção e Casa&Video. Elas foram nossas melhores amigas por um bom tempo. Foi uma fase muito gostosa, porque estávamos iniciando nossa vida a dois, escolhendo como seria o lar que iríamos viver. Decidindo cores de paredes, acabamentos, enfeites e detalhes para a casa.

No fim, tudo ficou direito e, com planejamento, consegui fazer tudo a tempo do grande dia. A casa pronta e arrumada, a decoração, festa e cerimônia prontas para acontecer!

Lembre-se: inclua a mudança no seu planejamento para que não se atrapalhe em cima da data do casamento. Quem fará obras precisa ter um cronograma incluindo atrasos, para que depois da lua-de-mel não tenha que morar na casa da sogra ou em meio a cimento e tijolo.

BEIJOS!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

5 comentários:

  1. ah,mudança, seja com alguem ou sozinha sempre dá bastante trabalho..adorei as dicas XD

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  2. Mudança é sempre bom, mas da um trabalhinho né Pri?! :)

    Super beijo!

    ResponderExcluir
  3. Essa fase pra mim foi uma das mais gostosas da vida, não posso reclamar. Mesmo com toda a trabalheira, o cansaço, a expectativa... deixa saudades!
    Beijos

    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Mudar é sempre uma correria e dá um trabalho danado, mas é uma delícia ver td pronto :)

    ResponderExcluir
  5. Só de pensar em tudo me da tanta preguiça, meu noivo veio morar comigo com quase dois anos de namoro já. Acho que por isso que não tem pressa pra casar. Mas quero casar ano que vem ou no outro. Vamos ver se da certo!!

    Adorei o post pri!

    Beijoos

    http://cielleandressa.com/

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.