outubro 18, 2010

Sobre decanatos

Fiquei devendo explicar o que são decanatos, uma vez que vou dividir meus sorteios de aniversário contando com o dias que os decanatos começam e terminam.
Pesquisei e o Ig, que descomplica, me informou:

"A RODA DO ZODÍACO possui 360º em sua totalidade e é dividida em doze partes iguais, cada uma com 30º. Essas doze partes são então divididas por 4, formando cada uma um conjunto de 3 partes de 30º cada. É assim que são constituídos os signos zodiacais que são em número de doze. Mesmo sabendo que na realidade os signos não possuem exatamente 30º cada, essa convenção é adotada na Astrologia desde a antiguidade. O Sol percorre um caminho aparente em volta da Terra, circulando pelos doze signos ao longo do ano solar. 

Os signos são assim divididos:
- ARIES – de 1º a 29,59º 
- TOURO – de 30º a 59,59º 
- GÊMEOS – de 60º a 89,59º 
- CÃNCER – de 90º a 119,59º 
- LEÃO – de 120º a 149,59º
- VIRGEM – de 150º a 179,59º
- BALANÇA – de 180º a 209,50º
- ESCORPIÃO – de 210º a 239,59º 
- SAGITÁRIO – de 240º a 269,59º 
- CAPRICÓRNIO – de 270º a 299,59º 
- AQUÁRIO – de 300º a 329,59º 
- PEIXES – de 330º a 359,59º

As datas de ingresso do Sol em cada signo podem variar de ano para ano (especialmente nos anos bissextos) e também conforme a longitude e longitude do lugar. Isso é devido ao fato do movimento convencional do Sol não acontecer sempre com a mesma velocidade (passa de um mínimo de 0º 57’ 59’’ a um máximo de 1º 0’ 51’’), de forma que o ingresso do Sol num signo muda de ano para ano. Esta é a razão pela qual, para levantar o Mapa Natal é necessário conhecer, além do dia, a hora exata do nascimento, assim como o local (longitude e latitude). De qualquer forma, os nascimentos que acontecem entre um signo e outro, acabarão dando ao nato as características dos dois signos.
Os signos pertencem por Triplicidade aos elementos: Fogo, Terra, Ar e Água, e por quadrantes, às qualidades, Cardeal, Fixo e Mutável. 

Vimos que os signos possuem 30º graus cada um, e conseqüentemente, cada decanato possui 10º (o prefixo deca designa a décima parte do todo considerado). 

Existem dois sistemas tradicionais que indicam qual a regência de cada decanato, entendendo como regência o planeta que possui a maior força naqueles 10 graus do zodíaco. O Sistema Hindu considera que o 1o decanato é regido pelo próprio Governante do Signo; o 2º decanato pelo governante do signo seguinte da mesma triplicidade; e o 3º decanato pelo último signo da mesma triplicidade. Isso sempre à contar do próprio signo que estamos considerando. "



Ficou um tanto complicado, mas é isso: o signo fica por trinta dias e a cada dez ele é regido por algum planeta que acaba correspondendo uma característica diferente a seus regidos.
Vou postando essas características aqui durante a semana e a cada início de sorteio vocês verão a do signo de escorpião.

=*
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Vc sabe q eu sou lerda, né?!?! Então... não entendi nd!! Qual a relação disso com o sorteio?!!? (não ri de mim!!)

    ResponderExcluir
  2. Vou precisar de mais tempo pra assimilar... é uma questão de neurônio cansado...rs.
    Mas vou tentando entender!

    Quanto aos Ultimate 3D eu amei e como procurei...fiquei até cansada mas valeu a pena, TODOS são lindos!

    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.