outubro 24, 2017

Por que você quer ser blogueiro?



Houve um tempo na internet que ser blogueiro era o suprassumo do sucesso e todo mundo queria ser um. Quanta inocência. Dentre tantos blogs mundo afora, poucos se destacavam e conseguiam fazer daquilo um negócio. As coisas mudaram e o Marketing Digital ajudou a qualquer um ganhar dinheiro na web. Ao mesmo tempo, as redes sociais ganharam impulso e passaram a elas mesmas serem um importante canal de relacionamento entre pessoas e marcas. Logo, todos quiseram ser um "Facebooker", "Instagrammer" ou "Youtuber". Pra reunir todos em um pacote só surgiu o termo influenciador digital.

Aqueles que começavam a colher ou louros de seus trabalhos com publicidade, parcerias e presskits ganharam visibilidade e se tornaram referência do que muitos queriam ser. A partir de então houve uma corrida desenfreada para ser influenciador digital. Como muitas agências valorizam apenas os números, e alguns perfis acabavam realmente atraindo um alto número de seguidor, a busca desenfreada por números passou a se tornar uma constante. Os que mais tinham seguidor, curtida, visualizações e comentários.

A premissa básica de conteúdo, no entanto, seguiu ladeira abaixo. Vê-se mais do mesmo, vitrine de egos e pouca informação que agregue valor. Perfis de moda, por exemplo, poderiam facilmente se transformar em perfis de lojas tamanha a legenda incluindo referências de marcas. Dicas, tutoriais, assuntos práticos ficaram de fora. E isso vem ocorrendo em diferentes nichos. Aliás, em qualquer nicho.

Com tanta concorrência eu pergunto: por quê você quer ser influenciador? Pra ser famoso? Por dinheiro? Por status? Pra receber brinde? Se sua resposta foi sim para qualquer uma dessas perguntas, sinto muito em lhe dizer: você está fadado ao fracasso. Influenciador é todo aquele que de algum modo impacta a vida do outro, não apenas induzindo-o a comprar o que você oferece, mas alguém que leva as suas palavras pra vida dele. Que encaixa seu conteúdo na rotina dele.

Se você não tem a noção do quão impactante isso é, preciso lhe alertar: é algo muito maior do que qualquer brinde pode te dar. Essa fama repentina passa conforme as redes sociais mudam algoritmos ou até mesmo todo o formato delas. Muitos daqueles que um dia foram blogueiros hoje vivem apenas em uma rede social, correndo o risco de sumirem a qualquer momento por uma nova web celebridade que surgiu.

O conteúdo parece ter ficado em último plano. Vejo pais exibindo crianças em perfis para elas como se fossem modelos e eu me pergunto "por quê?". Por quê exibir um ser tão imaturo em um local tão cheio de maldades e perigos? A internet é um local estranho e cruel para nós adultos, por quê não seria para esses pequenos? Em troca de quê você coloca fotos de crianças posadas feito mini modelos? Perdendo a espontaneidade em troca de likes? Há de se refletir por quê decidiu fazer isso. Se porque todo mundo faz ou por alguma frustração que o responsável tem. Vejo tantos sem a consideração de uma mísera marca d'água. Vai saber onde aquela imagem pode estar rolando depois.

A sede de fama faz com que muita gente perca a noção e o discernimento. Dentre tanta concorrência na internet - porque sim, qualquer um é influenciador hoje em dia - o que te faz diferente? Por que você acha que a empresa X vai querer você e não outro? O que eu vejo é tanta gente fazendo um ótimo trabalho que logo não terá espaço para todos. Afinal, se só números contam, qualquer um que compra seguidor pode ser o que o outro é por esforço.

Vejo tanta gente gastando dinheiro pra ter números altos, que poderiam ser gastos comprando aquilo que quer ganhar. Ou ainda, forçando uma barra pra ser aquilo que não é e acabando com o espaço de quem realmente luta para ser.

Além disso, criou-se uma rivalidade entre os próprios influenciadores por causa de seguidor. Muitos menosprezam o outro porque ele tem número menor. Há quem dê atenção e comente apenas em quem é grande e não valoriza e nem liga pra quem tá começando ou quem realmente não consegue crescer.  No vídeo abaixo eu faço um enorme desabafo sobre tudo isso. Aproveita e se inscreve lá no canal!


Termino o vídeo repetindo a pergunta: por quê você quer ser influenciador? Tem que ser por amor! 

Menos vídeos de recebidos.
Mais vídeos de resenhas e terminados!


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Adorei seu texto! Você falou muitas coisas concordo e que tenho conversado com amigas que também têm blog. É muito triste ver o rumo que tudo isso tomou e como se tornou algo vazio.
    A única coisa que não concordo no que você disse (no vídeo) é que essa rivalidade que existe no meio das blogueiras existem em outras profissões também. Por um tempo achava que isso era algo muito maior entre o pessoal que trabalhava na internet por conta dessas coisas de número de seguidores e da competição que as próprias marcas acabam incentivando ao buscar influenciadores levando em consideração apenas os seus números. Mas conversando com pessoas de outras áreas vi que isso de puxar o tapete e falsidade tem em todas as áreas e isso é muito triste.
    O mundo virtual e real precisam aumentar a quantidade de respeito e de amor e diminuir a rivalidade e o ódio <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa sua mensagem final é a grande verdade. Falsidade e puxada de tapete existe em qualquer lugar, mas o que quis dizer foi que nesse segmento isso não é algo velado, é escancarado. Médicos tem conselhos, advogados a Ordem e muitos se protegem em nome de algo.
      Sei que em outras áreas tem, até pq já vivi isso trabalhando em RH e como jornalista, mas é infimamente ridícula a quantidade e motivos se comparados ao mundo de blogueiros.
      Blogar não deveria ter se tornado algo vazio e sem propósito, é tão interessante e com espaço para profundidas e relacionamentos e o povo perdeu isso por causa de números.
      bjs

      Excluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.