junho 27, 2017

Como dar conta de casa e trabalho

dona de casa que trabalha

Antes de ser mãe eu dividia a rotina de dona de casa e profissional de maneira mais aberta. Eu cheguei a publicar aqui no blog a minha rotina mensal, porque eu estipulava coisas que eu deveria fazer no final de um mês. Certas coisas eram triviais, como arrumar a cama e lavar a louça, mas outras eu precisava lembrar a frequência, como limpar a geladeira e fogão. Geralmente nos finais de semana eu e Rodrigo pegávamos a casa de jeito, porque eu chegava do trabalho em horários diferentes e não muito certos que me permitisse fazer faxina à noite.

Quando engravidei a coisa mudou de figura e passei a sentir a necessidade de uma rotina de limpeza semanal - fazer menos em mais dias. Isso me permitiu passar mais tempo com minha família e dividir o tempo entre lazer e bebê também. Sem contar que com filho pequeno precisamos ter mais atenção às sujeiras, porque eles pegam tudo que veem no chão e enfiam na boca.

Muitas pessoas me acompanham nas redes sociais e vem me perguntar como consigo conciliar casa e trabalho, porque normalmente uma faxina dura um dia todo. Meu segredo é não ter dia pra faxina. Sim, fazer um pouco todo dia ajuda muito a chegar no final de semana com a casa em ordem e ter pouca coisa pra limpar. Minha dica número um é sempre por as coisas que estão fora do lugar onde elas devem estar.

Com isso, muita coisa melhora. Guardar uma roupa que ficou em cima da cadeira, colocar as bolsas no armário, a louça limpa no lugar certo, roupa suja no cesto, papeis no lixo, brinquedos na caixa e assim vai. Isso leva em média uns 15 minutos no máximo! Faça isso sempre que acordar ou antes de dormir. Aqui gosto de fazer antes de dormir, porque facilita no dia seguinte: posso acordar e me concentrar em só limpar o que deve ser limpo.

Recomendo acordar meia hora mais cedo pra dar conta de algumas coisas da casa. Desliga celular, desliga TV e ativa o cronômetro. Veja o máximo de coisas que você pode fazer sem interrupções. Monte também sua rotina semanal de limpeza conforme os cômodos e necessidades da sua casa. A minha eu mostrei em um post e vocês podem fazer o download gratuito dela. Tem dia que tem muita coisa, tem dia que não tem quase nada. Você monta do jeito que achar melhor, sempre equilibrando os cômodos da casa. Dessa forma você termina a semana com muita coisa no lugar e a casa limpa. 

Mas e os filhos? Sei que é difícil, mas siga em frente tentando fazer com eles acordados. Tem dia que é impossível, mas tem dia que eles colaboram. Se seus filhos são maiores peça ajuda e delegue funções. Isso também é válido para marido e qualquer outra pessoa que divida a casa com você. O certo é não pesar pra ninguém. Lembre-se: se sua casa não é um hotel, não tem hóspedes e sim moradores que dividem o mesmo teto que você.

Cuidar da casa trabalhando fora requer disciplina. Essa meia hora pode ser jogada pra noite? Pode. Varia conforme você acha melhor. Eu prefiro antes, porque nunca sei como vou estar na hora que chegar: se chegarei cedo e se terei disposição. Com filho eu quero chegar e ficar com ele.

Meu conselho é que você se cobre menos e faça o que pode. Tem dia que vai funcionar, tem dia que não e você vai precisar tirar aquela horinha do seu fim de semana pra arrumar a casa. Mas vai ser uma horinha e não o dia inteiro. Um pouquinho por vez você vai longe!

No vídeo falei mais dicas e como faço aqui. Aproveite e se inscreve lá no canal!?


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.