janeiro 17, 2017

Cuidados com os pets no verão

cães na praia
Em vários locais no Brasil a entrada de animais na praia é permitida, no entanto, alguns cuidados básicos e precauções devem ser observados. a saúde e segurança do seu bichinho deve ser levada em conta mais do que a diversão. Vou tratar os animais nesse post como cães, porque eles são a grande parte dos bichos que saem de casa. Em primeiro lugar, é importante que seu pet esteja com guia e coleira com medalha de identificação. 

Preze pelo conforto dele e das demais pessoas, isso significa mantê-lo por perto e não deixar ir tão longe que possa se distrair com outra pessoa. Cães costumam gostar de crianças e muitas delas brincam na beira da água, cuidado para que a alegria do seu pet não assuste os pequenos. Outro detalhe que deve ser levado em conta - e isso pode ser em qualquer lugar - é oferecer bastante água ao seu bichinho no verão. Quando for passear leve sempre uma garrafinha de água para ele.

Um lugar com sombra e brisa é importante para o resfriamento do corpo do animal. Determinadas raças como os cães de focinho curto e achatado (como boxer, pequinês, buldogues) têm ainda mais dificuldade para a troca de temperatura. Você pode não conhecer ou achar bobagem, mas existe protetor solar para animais, produto que é vendido em pet shop. Animais com pelo branco, ou com mucosa clara são mais suscetíveis aos raios solares e podem desenvolver câncer de pele também, além de feridas horríveis, melanomas e dermatites. É importante aplicar o produto em regiões sem pelo, como focinho, dentro da orelha e barriga. 

Aqueles que já desenvolveram a doença precisam do protetor como forma de tratamento. Mais sol em cima dessa pele castigada aumenta a sensibilidade. Para esses casos, é necessário protetor solar sendo reaplicado ao longo do dia, com FPS 15 no mínimo e à prova de água, assim como já fazemos com crianças e adultos.


protetor solar para pets
À venda em Pet Shops
Além disso, há um ponto importantíssimo no cuidado com os pets no verão: as patas! É importante certificar-se que os pisos de calçadões e a própria areia não estejam quentes demais para eles, evitando os horários de pico do calor, como as pessoas fazem normalmente para evitar ensolação ou queimaduras nas próprias peles. Esse é outro ponto relevante para sempre levar água no passeio. Na parte de hidratação, o que pode ser feito também é misturar frutas à agua. Ou ainda comprar um coco para o seu bichinho, que irá reidratá-lo rapidamente. Deixar roer a casca é de praxe! 

Uma dica é possuir uma piscina inflável como uma opção para refrescar o animal sem os riscos da água salgada, como correntezas e regiões fundas demais. Caso você goste de mar, cuidado quando levar o seu bichinho. Nem todas as raças sabem nadar, ainda que todos possam mexer as patas para boiar - algo instintivo. Na dúvida, adquira boias ou coletes para cães. Atenção também na ingestão de água salgada: se for ingerida em excesso, pode levar a quadros de diarreia e desidratação.


buldog francês

Uma vez que seu animal de estimação tenha contato com a água, é importante tomar cuidado com a umidade residual dentro das orelhas – principalmente as de raças com orelhas mais compridas – e a areia que também pode alojar-se no ouvido, proporcionando mais chance de infecções e inflamações.Em relação à areia, uma vez presa ao pelo, a melhor maneira de retirá-la é enxaguar o cão em uma ducha de água doce, muitas vezes presente nas praias, e posteriormente, dar um banho completo. 

Outro cuidado e prática de cidadania é recolher as fezes do cão, sem jamais abandonar o saquinho pelo caminho, fora da lixeira.. “Muitas pessoas não tomam esse cuidado, que é uma lição básica de cidadania. Por algumas pessoas não recolherem, outros animais acabam pegando ancilostomose, além da dirofilariose, doença parasitária transmitida por mosquitos. O ideal é que, 30 dias antes da viagem, seja feita uma consulta no veterinário para aplicação de vacina preventiva.

Dessa forma o seu bichinho vai curtir a estação muito melhor e sem sofrer as consequências do calor nas demais estações!


cuidado com os gatos
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

  1. REALMENTE AS PESSOAS DEVERIAM CUIDAR MELHOR DOS SEUS PETS...ELES MERECEM TODOS OS CUIDADOS NÃO SÓ NO VERÃO COMO NO INVERNO TAMBÉM.

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.