março 26, 2015

Como ser bem educado


É comum ouvirmos os termos "gentleman" e "bem educado" em diversas situações sociais. Isso nada tem a ver com escolaridade e sim, com bons modos. Uma pessoa bem educada, acima de tudo, é elegante em qualquer ambiente. A boa educação é o modo de agir e tratar os outros, ou seja, está intimamente ligada ao caráter e valores que cada um tem. Na contramão existe o mal educado e ele pode exemplificar bem o que não é bem visto. 

Pessoas que são arrogantes, grosseiras, que deixam a desejar no trato com o outro e que agem de forma desrespeitosa com seus pares  não são bem vistas e recebidas em qualquer lugar. Ninguém gosta de ter alguém assim por perto.Evitar constrangimentos é um talento da pessoa educada, com boa postura. As pessoas educadas são aquelas que são discretas, guardam segredos e não alimentam fofocas, passando longe de polêmicas. 

Por que estou dizendo tudo isso? Ando reparando no meu dia a dia que a educação está cada vez mais difícil de se encontrar. Seja nas ruas ou na internet o traquejo social sumiu. E nem digo apenas de falar o que quer e apontar defeitos sem você ter pedido opinião, falo dos bons modos mesmo, ao tossir, bocejar e espirrar. Colocar a mão na frente da boca nessas situações está cada vez mais raro! Pela regra de etiqueta não é legal dizer saúde a alguém que espirrou, aliás. 

Jogar lixo na lixeira, que deveria ser ensinado em casa eu já não vejo tanto. E tanto é verdade que a Prefeitura do Rio precisou implantar o programa Lixo Zero, com guardinhas multando as pessoas que jogam os restos na calçada. Que vergonha.

Separei alguns pontos de como ser educado e bem visto pelas pessoas. É um treino, um exercício diário! Vamos tentar?

1) Evitar gírias no vocabulário
2) Ganhar as competições sem se gabar
3) Saber perder no jogo, sem apelar para ofensas
4) Ser sutil ao contradizer ou discordar
5) Manter a serenidade diante de opinião contrária
6) Evitar pedir favores
7) Evitar pedir empréstimos e, se pedir, devolver o mais rápido
8) Eliminar o palavrão da linguagem
9) Esperar que o outro acabe de falar, antes de começar a dizer algo
10) Controlar a curiosidade, principalmente com assuntos que não lhe dizem respeito
11) Saber que nem todas as verdades precisam ser ditas
12) Não falar alto ao celular
13) Nunca desconsiderar os menos qualificados
14) Suavizar o não, evitando mágoas
15) Tratar todo mundo como gostaria de ser tratado. 

Não preciso nem falar das três palavrinhas mágicas: por favor, com licença e obrigado.



Essas dicas vão entrar em um especial sobre carreira que vou postar aqui no blog. Resolvi colocar essa tag, principalmente, porque vejo muitas pessoas no ambiente corporativo sem a mínima noção de convívio social. Não estou dizendo que é apenas no local que trabalho, mas eu observo e escuto muitas coisas no metrô. Por ter trabalhado com RH muitos anos, resolvi reunir tudo que aprendi. Não sou uma coach, mas posso orientar muita gente pela experiência que tenho.


Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Pinterest


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.