julho 31, 2014

Esferas de plástico nos cosméticos

Semana passada recebi um tweet que pedia para que eu parasse de consumir esfoliantes de O Boticário. O motivo já havia se tornado uma petição no Avaaz e uma causa de ambientalistas. De acordo com eles, a marca utiliza minúsculas esferas de polietileno (o tipo mais comum de plástico) em alguns de seus produtos esfoliantes. Após a utilização no banho, essas microesferas fluem direto pelo ralo e acabam indo parar nos rios e oceanos, pois os sistemas convencionais de tratamento de esgoto não são capazes de reter essas partículas por causa de seu tamanho reduzido. 

A preocupação desses ambientalistas é de que muitos animais sejam impactados por estas partículas, uma vez que são ingeridas e acabam entrando na cadeia alimentar, inclusive podendo chegar aos nossos pratos.



Como sou jornalista e esse tipo de causa faz parte do meu trabalho, procurei ouvir todas as partes, além da denunciante que veio até mim pelo Twitter. O Boticário informou que já está realizando estudos para retirar este componente dos produtos e que em alguns meses deve obter a resposta que irá nortear como fazer a transição para esferas naturais. 

Já a Anvisa, que o perfil no Twitter também procurou, informou que o foco central dela é "proteger e promover a saúde da população. Sob esta ótica, esses produtos não representam riscos à saúde humana. Por isso obtiveram registro na Agência. De qualquer forma, a questão ambiental não pode ser ignorada". E sugeriu que procurássemos o Ministério do Meio Ambiente. Entrei em contato com a assessoria do MMA e ainda não obtive resposta.

Existem outras marcas na mira desses ambientalistas, como a Oral B 3D White, mas como vieram até mim sobre o foco O Boticário, é nele que eu também vou averiguar. Afinal, quem acompanha o blog sabe que eu amo a empresa e consumo muita coisa dela! Sei que há uma preocupação com a natureza e inclusive a Fundação O Boticário apoia várias causas, por isso me interessei em saber por que os esfoliantes da marca não são feitos com produtos naturais.
Também vou ficar de olho em outras marcas de esfoliantes para saber de que são feitos os delas.

Irei atualizando esse post conforme as respostas forem sendo dadas.

BEIJOS!


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

  1. Oi, Priscilla? Tudo bem? Você já obteve alguma resposta? Eu usava esse produto, porém, assim que li sobre o assunto parei de usar e quero saber mais sobre o caso. Beijos.

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.