junho 02, 2014

Anvisa aprova texto sobre rotulagem de alimentos alergênicos

A Anvisa aprovou o texto de uma Consulta Pública que dispõe sobre rotulagem de alergênicos em alimentos. As empresas deverão informar a presença de substâncias como crustáceos, ovos, peixe, amendoim, soja, leite, castanhas, sulfitos e cereais com glúten nas embalagens. A proposta de norma ficará disponível para contribuições, sugestões e críticas por 60 dias após publicação no Diário Oficial da União.

A redação inicial levou em consideração referências internacionais e documentos científicos sobre o tema, além de dados e levantamentos obtidos em reuniões com diversos órgãos e setores da sociedade. O texto traz a lista com os principais alimentos alergênicos e define as regras para as embalagens que contém essas substâncias, como tamanho de letra, posição e cor de fundo.

O documento prevê um prazo de doze meses para adequação das indústrias às novas regras. A participação na consulta pública é aberta e feita pela página da Anvisa onde também é possível acompanhar em tempo real as sugestões e críticas feitas pelos participantes da consulta.



Tudo começou com ações de mães nas redes sociais com a campanha #põenorótulo, pedindo mais esclarecimentos das substâncias contidas nos alimentos. E há quem diga que ações iniciadas nas redes sociais não geram efeitos.



Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.