março 13, 2014

Lista de plantas venenosas



O post de hoje vai não só para quem tem animais de estimação quanto quem tem bebê em casa. Muitas vezes compramos plantas para enfeitar a nossa casa e não sabemos que ela pode fazer mal em contato com a pele ou saliva. A fim de minimizar os riscos, compartilho com vocês hoje uma lista de plantas que deve ser evitadas para que tem animais de estimação ou bebês. Vamos tratar aqui esses seres como "pimpolhos".

O fato do seu pimpolho colocar plantas na boca ou mesmo comer não é só desagradável, como isso pode ser perigoso ou até mesmo fatal para ele. Muitos animais de estimação comem gramas e algumas plantas como purgante, para eliminar o que está fazendo mal no estômago. Por isso, ver um animal vomitando após comer uma planta, não necessariamente significa que ele ingeriu uma planta venenosa. 

De qualquer forma é imprescindível que leve o seu bichinho ao veterinário, até mesmo para saber o que causou o mal estar que o levou a comer grama. Já com crianças o recomendado é procurar imediatamente um médico, mesmo que ela não tenha vomitado.

Quando eu era criança adora quebrar os espinhos das plantas para ver sair o "leite" delas. Eu sabia que não deveria consumir, mas uma criança sem essa informação pode achar que é para tomar. Por isso segue abaixo os nomes de plantas que fazem mal e devem ficar longe de animais e crianças.

açafrão (flor)
Dieffenbachia - é uma planta de interiores bastante comum, também denominada "comigo-ninguém-pode". O nome comigo-ninguém-pode é perfeito. A ingestão dessa planta pode paralisar a boca do seu pimpolho, impossibilitando-o de comer e beber. O nome refere-se ao efeito mais forte dessa paralisia nas pessoas: elas não podem falar.
erva-de-passarinho (sobretudo os frutos)
jequiriti (sementes pretas e vermelhas brilhantes)
lírio (folhas, raiz e partes suculentas)
lírio-do-vale (folhas, flores, raiz)
loureiro (frutos)
narciso (bulbos)
olhos e brotos de batatas (a parte comestível da batata é segura)
Poinséttias (flores de Natal)  - pertencem à família da beladona - flores célebres por suas propriedades fatais. Um estudo feito há alguns anos mostrou que as poinséttias - que há muito eram consideradas tóxicas e perigosas para cães e gatos - não causam mais náusea em gatos do que muitas plantas consideradas não venenosas. Contudo é sempre mais seguro manter os gatos longe de qualquer planta.
Rhus diversiloba  (semente e vagem)

Espero ter ajudado e sempre que tiverem dúvida é só consultar este post!

BEIJOS!

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

3 comentários:

  1. Oi Priscilla,
    nossa eu não tinha ideia que tinham tantas plantas venenosas.
    Big Beijos
    Blog Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  2. Salvando o post para referência :D
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Gostei do Post! Vou anotar no meu caderno de paisagismo! A maioria das pessoas não sabem quais são as plantas venenosas.

    blogvivisdesign.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.