janeiro 25, 2013

São Paulo - eu na terra da garoa

Hoje é aniversário de São Paulo e aproveitando a data vou relatar os três dias que passei na cidade que não para! Preciso dizer que sempre quis conhecer SP por causa da parte cultural, vejo vida e fervo nesse setor mais que nos outros.

Fui a SP no final do ano, no feriadão do reveillon. Essa ida a SP foi motivada pelo meu marido que iria correr a São Silvestre e enquanto ele só focava no evento eu montei todo um guia de passeios. O vôo para Congonhas não foi muito tranquilo porque chovia muito e ainda tive que ficar sobrevoando Santos até o tempo melhorar na capital. Ficamos no Hotel Ibis Paulista, na Rua da Consolação. Os quartos são pequenos, mas são feitos justamente para quem só vai pro hotel para dormir, que foi o meu caso.

Sagaz que sou, ao sair na área de desembarque fui direto para a porta do embarque para pegar qualquer taxi que estivesse deixando um passageiro, já que taxista de aeroporto adora meter a mão no valor da corrida. Meu marido não entendendo muita coisa ficava com cara de "ahn" quando eu já tinha escolhido o taxi e já tava entrando nele (mesmo com as pessoas ainda pagando a corrida que vieram). Tem que ser assim, senão o povo do taxi do aeroporto dá piti.

Fomos direto para o Ibirapuera pegar o kit da corrida. Lá foi super tranquilo, apesar da chuva que caía. Ao sair de lá meu marido me informou que dali para o Hotel eram 3 km. Pensei: "ah, caminhar não vai fazer mal, estamos só com uma mochila, então vamos. Aproveito e conheço a cidade". Risos para mim. Andamos uma reta imensa, pegamos várias subidas e até chegar na Av. Brigadeiro Faria Lima eu não tinha ouvido uma reclamação do meu marido. Eu tava cansada? Tava, mas a ideia de andar foi dele.

Paramos num SubWay por ali para comprar algo pra comer no Hotel. E dali, que fica na altura do Paraíso, até o Hotel, na Consolação, atravessamos a Av. Paulista toda. Certamente isso deu mais de 3km!!! Aproveitei para ver a decoração de Natal de uma das ruas mais famosas do país. As vitrines estavam lindas e o palco para o reveillon já montado. Ao chegarmos no Hotel estávamos exaustos! Comemos os sanduiches, lanchamos mais alguma coisa que eu tinha levado e ficamos no hotel mesmo. 

No dia seguinte, um domingo, eu já tinha minha programação completa! Após o café da manhã fomos andando até o Pacaembu. Deu uns 15 minutos no máximo andando, isso porque não fiz o que o GPS mandou senão tinha dado menos. Lá fui conhecer o Museu do Futebol. R$6 apenas. Aquele lugar é incrível!! Um museu com vários detalhes, muita coisa pra se ver e aprender!! Para quem tem criança é uma ótima parada caso estejam em SP. Saímos de lá na hora do almoço, voltamos e comemos em um restaurante árabe na Paulista mesmo.

Dali pegamos o metrô para o Museu da Língua Portuguesa. Pegamos na Estação Paulista (linha amarela) e descemos na Estação da Luz, que é onde fica para quem vai ao MLP. Peguei a saída errada do metrô, onde tive que dar uma volta por um lugar muito feio até chegar na Estação Luz de trem. É no terminal de trem o prédio mais famoso e conhecido que fica o MLP. Pagamos R$6 e fomos. Teve uma apresentação e depois fomos conhecer a estrutura e história da Língua Portuguesa. Esperei mais do local, mas também é muito interessante.

Em frente ao MLP fica a Pinacoteca, mas como já estava anoitecendo e estava chovendo bem, resolvemos voltar para o hotel. Pegamos o metrô de volta e muito tranquilo. A linha Amarela é outra conversa...aliás, metrô em SP é outro nível. Dá pra conhecer a cidade toda com esse meio de transporte. Dei sorte de ir em feriado porque estavam muito vazios os vagões.

Descansamos um pouco no Hotel, fomos jantar e só. Era dia de economizar o pé do marido, porque ele correria no dia seguinte. E na segunda, dia 31, foi correria mesmo. Acordamos cedo, mas o hotel todo também ia para a São Silvestre. A fila do café da manhã estava saindo do hotel e indo até a rua. Mas conseguimos comer a tempo de ir para a largada.

Ao deixar meu marido no pelotão dele vi várias figuras fantasiadas. Parecia carnaval de fim de ano. Muita festa, animação e gritaria. Fiquei em um ponto da Avenida Paulista que eu poderia ver meu marido quando passasse e o vi! Ele que não conseguiu me achar! Aquilo é o fervo de animação! Muita gente motivando!! Fiquei até ver os últimos a largarem. Depois voltei pro hotel a tempo de ver a entrega das medalhas para os vencedores.

Quando o marido chegou já era quase hora de deixarmos o hotel. E dali partimos para o Mercado Municipal. Pegamos o metrô na estação Consolação (linha verde), fizemos baldeação na estação Paraíso para a linha azul, já que desceríamos na São Bento. A São Bento tem uma saída direta para a Ladeira Porto Geral, onde vende bijuterias incríveis! Cheguei a pegar umas lojas abertas, mas os preços estavam pau a pau com algumas lojas aqui do Saara e lojinhas de bairro aqui do Rio. 

É possível comprar as mesmas coisas que tem na 25 de março aqui no Rio mesmo! Ainda mais que no Centro do Rio tem aumentado as lojas de chineses!

Passei pela Rua 25 de Março, em dia tranquilo ela já tava meio tensa!! Credo! Fui direitinho até chegar no Mercado Municipal. Parecia que eu já tinha ido ali diversas vezes, mas foi só o Google Street View que me ajudou.

No Mercado Municipal paramos para comer o famoso sanduiche de mortadela e pastel de bacalhau. Devo afirmar que me apaixonei no pastel de bacalhau, que além de sequinho tem muito bacalhau! Só pecou por ter obrigatoriamente azeitona e eu não curto em nada isso. Também não curti a demora que foi até receber o meu pedido. Deu tempo de conhecer todas as barracas!

De barriga cheia, passeamos por ali e fomos embora. Pegamos o metrô até a estação Saúde e pegamos um taxi até o aeroporto. Deu muito mais barato do que o taxista ia cobrar da 25 de março até lá. Cheguei cedo para o meu vôo, mas pude conhecer as lojinhas do aeroporto. Cheguei no Rio a tempo de me arrumar e preparar um lanchinho para a festa de reveillon! 

Agora quero voltar a SP para conhecer outros pontos e quem sabe fazer as comprinhas que deixei de lado dessa vez!!

Feliz aniversário SP! Amei te conhecer!
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

2 comentários:

  1. Uau!! Fiquei cansada só de ler!! rsrs Quanta coisa que vc fez!! Só fui a SP de excursão, pra ir direto na 25.... mas suas aventuras me deram até vontade de ir! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que não entendo excursão na 25 de março! Aqui no Rio tb tem as mesmas coisas, pelos mesmos preços (pelo menos onde fui passando e vendo). Já reparou como tem chinês aqui no Rio? Tem várias lojinhas de muambas espalhadas...

      Excluir

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.