setembro 21, 2012

Casando no Rio de Janeiro - diário de como foi o meu

Vou tentar passar para esse blog os posts do outro blog que eu tinha com assuntos do casamento. Postava lá, mas por conta do olho gordo e grande alheio eu tive que bloquear o site para visitas indesejadas. Mas como já passou e tudo deu certo como eu queria (para alguns a chuva atrapalhou, mas pra mim foi um facilitador, só sinto por não ter fotos externas na igreja).

Contando do meu relato, da minha organização espero poder ajudar as noivinhas que vem aqui. As inspirações vão continuar, mas essa é uma série pessoal que muitos poderão se identificar.

Hoje vou começar repostando sobre a escolha da igreja. Quem vai casar no Rio já fica de olho, hein!

"Há algum tempo penso em escrever esse post. Afinal já andei passeando por muitas igrejas da cidade, pegando orçamentos e olhando a decoração de cada uma. Vou dizer que essa foi a parte mais tranquila, afinal era só ver se rolava identificação e o preço contribuía.

Fomos inicialmente na Imaculada Conceição, na Praia de Botafogo. Ali ao lado tem um colégio com o mesmo nome e eu sempre passava em frente e ficava olhando. Tem estacionamento, a igreja é mediana a grande. Fiquei meio assim, porque meu casamento será para poucas pessoas, até 200 convidados, e igreja grande fico preocupada com espaço sobrando. Fica parecendo que está vazia. Quando a moça de lá me passou o preço tive a certeza de que não seria lá: R$4 mil e pouco.

Fomos de lá para a Nossa Senhora das Graças, também em Botafogo. A igreja estava fechada, mas pude conhecer o salão de festas da igreja. Sim, lá tem um salão de festas com cara de salão de festas. Percebi que a igreja era pequena, estilo capela, o que me agradou e muito. Mas como estava fechada, fui embora.

Dali fomos para Capela Real de Nossas Senhora das Graças, no Flamengo. Fiquei confusa porque no guia diz que lá também tem a igreja Nossa Senhora de Lourdes, mas é só Capela Real. A igreja é bonita, mas há um ar sombrio que fiquei a pensar. Possui um salão de festas também com cara de salão de festas. Muito limpo, branco e, segundo o rapaz que me atendeu, foi reformado em 2008 ou 2009. Preço da Capela: R$2.700.

De lá fomos para algumas igrejas de Copacabana que nem pudemos entrar e não passaram o preço. Fiquei incomodada com esse atendimento. Nem vale a pena citar os nomes aqui. Só digo: se vocês não sabem onde se casar evitem as igrejas de Copacabana.

Fomos para a Nossa Senhora do Brasil, na Urca. Linda, pequena e barata: R$1.450. Não tem salão, o que me faria buscar algo por fora. Saí dali certa que seria a igreja onde eu casaria. Rod também curtiu.

Fica na região que queremos e tem a ver com nosso namoro. Aliás, a escolha da decisão da igreja ser por ali tem a ver com o início de nosso namoro, mas isso fica pra outro post.

Fico feliz de ter fechado com uma igreja do jeitinho que eu queria, em um local tudo a ver com meu namoro e ainda por cima com preço justo pro que tem na cidade.

Depois de muito passear a procura da igreja, decidi voltar em Botafogo e conhecer a Igreja de Nossa Senhora das Graças, que estava fechada quando eu tinha ido da última vez. Dessa vez ela estava aberta e toda decorada pra um casamento. Foi a coisa mais linda que vi na vida.

Subi as escadas olhando pra ela e fui recebida “de braços abertos” por Nossa Senhora. Foi como se houvesse uma mão me dizendo “seja bem vinda”. Tive certeza que seria ali que eu casaria. Procurei a Vera, que cuida da administração da Igreja e do educandário que fica ao lado da igreja. Peguei o preço: R$1.350. Mais barata que a Igreja Nossa Senhora do Brasil, na Urca que eu havia cismado que casaria.

Reservamos a data ali mesmo. Conheci o salão da igreja e vi que o grande dia tinha toda a estrutura suficiente pra minha felicidade!! Rod também amou e se sentiu super à vontade no local.

A igreja fica em meio ao verde do Horto e tem o Cristo bem acima abençoando. Assim como queríamos algo junto à natureza, conseguimos!

Agora a explicação do porque ter tudo a ver? Simples, foi o local em que tive a certeza que o amor da minha vida estava ao meu lado. De dia, um passeio a dois, à noite um jantar definitivo pra selar o destino. Isso e muito mais eu conto em um post de como nos conhecemos e como começamos a namorar! bju"

Quem foi convidado para o casamento sabe que não fiz a festa no salão da igreja, usei o local apenas para algumas sessões de foto, já que ao ar livre não era possível por causa da chuva.

Para quem quer um casamento pequeno como o meu foi, essas igrejas são ótimas e tem salões muito em conta na região. Tive muita sorte ao encontrar a igreja e o salão que coubessem no meu orçamento, então procurem e pesquisem. Blog e google ajudaram muito na organização.

Beijos!
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.