maio 19, 2010

Petrópolis Des-Imperial


Em 1998 quando fui morar em Petrópolis, cheguei na cidade achando ela bem diferente de tudo que eu vivia no Rio de Janeiro. Vida tranquila, pessoas muito devagar e todo um tempo pra desfrutar da vida simples,sendo livre,leve e solta.
Sete anos depois ao sair de Petrópolis, deixei uma cidade não tão tranquila, mas ainda com a visão imperial.Pessoas bem arrumadas,que se não tinham, fingiam ter glamour.
Neste fim de semana ao visitar Petrópolis vi uma cidade bem diferente de quando me mudei em 1998. As casas que antes eram de pessoas ricas, estavam abandonadas. Aquela vida tranquila, foi transformada num corre-corre, vi e ouvi pessoas comentando da insegurança da cidade. (apesar de não ser como meu Rio de Janeiro, aumentou significavelmente). Outra coisa que percebi, me desculpe meus amigos,é que a cidade anda pobre.
Não vejo mais as cores, as flores, o cuidado de cada casa com seu quintal. Vejo uma cidade cinza, trabalhada nas regras.
Vi muitas pessoas humildes, pobres,mulheres mendigando alimento para seus filhos…meninas mal vestidas !!!
Não foi minha realidade que mudou…de 2005 pra cá eu vi que o “glamour” permanecia, mas dessa vez vi ou reparei que a cidade está apática.
Antes eu passava e passeava pelas ruas, via pessoas bem arrumadas e nem precisavam ser ricas. As pessoas de Classe A ou AA ainda se via na rua. Hoje em dia tá no esquema “nunca vi eu só ouço falar”. Porque só frequentam Itaipava.
Vi trabalhadores no Centro e nos bairros que ligam às saídas da cidade. Vi gente cansada, mães com muitos filhos e os típicos estudantes de até 17 anos pela rua.
Cadê as pessoas que faziam compras, que saiam pra comer fora?
Não vamos culpar o governo, mas não sinto a receptividade que tinha antes.
Depois que a rodoviária foi para o Bingen, que a Rua Tereza exportou suas lojas também para o Bingen…o Centro ficou deserto!!!
É como se ao chegar no Centro o turista não fosse bem vindo!Já não pode ônibus de turismo, já não tem mais onde fazer suas compras direito.O turista, se sente como se  tivesse que ficar só por ali na entrada da cidade.
Sei não, mas acho que isso será ruim para os museus do Centro Histórico.
Mas voltando as cores e a pobreza, percebi que Petrópolis não é mais imperial.
Antigamente, alguns moradores da cidade, realmente acreditavam que eram reis, filhos deles e agiam como tal. Mas o que vejo Petrópolis hoje é uma Duque de Caxias versão região serrana.
Podem falar o que for do Rio de Janeiro. Eu mesma já sacaneei onde moro, porque é feio.Mas olha…se botar Petrópolis do lado, alguns bairros tão páreo duro com o Rio. Lugar feio por lugar feio..rs
Falavam que a Petrópolis era roça.Não era!Tinha ares de cidade grande,era pequena comparada com o Rio de Janeiro,mas perto das outras cidades do Estado do Rio, ela é grande.
Hoje, ela está mais roça.Regrediu. Petrópolis hoje é um subúrbio do Rio, quando já foi um Jardim botânico,Urca.
É triste isso, sinto falta da famosa Cidade das Hortências.E onde estão as Hortências?Mal vejo marias-sem-vergonha ( tirando algumas menininhas), só tem mato, barranco.
Fica a dica pro Prefeito e pra cada morador. Cuidem mais de suas casas, do seu bairro…da sua cidade. Petrópolis já foi tão linda e está se marginalizando.
Como turista e antiga moradora, esse é um pedido que faço.
Quero a cidade das Hortências, das cores e vida tranquila de volta.
————————————————————————————————
UPDATE: Pessoas não estou criticando pessoas pobres, mas ao citar isso quis dizer que a qualidade de vida da cidade caiu.Antes, a pobreza não vinha até o Centro exceto na região da antiga rodoviária.Mas ver isso em todo trajeto até a saída da cidade me doeu o coração.

(post  de set/09)
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.