junho 06, 2018

CCBB RJ receberá exposição do Museu do Futebol

Anota na agenda o que fazer na segunda quinzena de junho: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) receberá a exposição “Museu do Futebol na Área”. O projeto integra a celebração do décimo aniversário de fundação do Museu do Futebol, um dos três equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que estão entre os dez melhores do BraSil, segundo a “TripAdvisor”. A exposição já havia percorrido cidades paulistas entre 2015 e 2017, período em que recebeu mais de 70 mil visitantes, e neste ano vai passar por quatro capitais brasileiras.

Pra quem não sabe, o Museu do Futebol fica em São Paulo, no Pacaembu e foi um dos museus mais legais que já fui. Na temática de futebol, por exemplo, achei ele muito superior ao do museu do Boca Juniors, na Argentina. Aqui no Rio serão apresentados oito módulos na exposição: seis deles reproduzem o conteúdo principal do Museu do Futebol e dois foram elaborados exclusivamente para o projeto. Integrantes do time que desenvolveu o museu, como os cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, o designer Jair de Souza e o artista multimídia Tadeu Jungle, participaram da concepção da mostra itinerante.

A exposição Museu do Futebol na Área tem patrocínio da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e apoio da Epson, que desde a inauguração no Pacaembu concede sua tecnologia para projeção das imagens, e da Urso Filmes.





Detalhes:
A mostra “Museu do Futebol na Área” aborda o esporte como parte da história e da memória de cada brasileiro. Para isso, alguns ambientes contam com informações sobre o futebol vivido em cada cidade da itinerância. A Origens, por exemplo, tem um vídeo e cerca de 80 imagens do período em que o esporte chegou ao Brasil e se profissionalizou, entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX.

Já a Sala Números e Curiosidades, composta por placas ilustradas por frases famosas, regras e recordes do esporte, recebe nessa edição do projeto uma vitrine especial com camisas históricas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, além da camisa da seleção brasileira. Ídolos dos clubes, bem como frases de personalidades da literatura e música, estarão representados nesta exposição a partir das suas relações com o futebol.

A Sala das Copas do Mundo reconta todos os mundiais desde 1930 ao fatídico 7 a 1 sofrido pela seleção brasileira em 2014. Tal como ocorre na sede do museu, a história dos mundiais entrelaça-se ao contexto político e cultural de cada período. A Sala dos Gols e do Rádio relembra dezenas de gols e locuções que marcaram época. Interativa, o visitante escolhe o narrador ou o radialista e assiste a vídeos presentes nas salas de mesmo nome no Museu do Futebol.

A exposição ainda conta com uma instalação chamada Versus, criada especialmente para esse projeto pelo artista multimídia Tadeu Jungle. A experiência consiste em acompanhar uma partida inteira somente observando os torcedores, acompanhando reações e capturando a emoção contida em um jogo. Em “Museu do Futebol na Área”, o público também terá a chance de experimentar algumas das atrações interativas propostas pelo museu, como mesas de futebol de botão e totó (pebolim).

A mostra tem entrada gratuita e ficará em cartaz entre 13 de junho e 30 de julho deste ano.

Sobre a exposição 
“Museu do Futebol na Área” no Rio de Janeiro
Data: de 13 de junho a 30 de julho de 2018
De quarta a segunda, das 9h00 às 21h00
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita
Patrocínio: Motorola Realização: Ministério da Cultura, Governo do Estado de da Cultura e Museu do Futebol 
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.