janeiro 21, 2017

8 formas de incluir oleaginosas na sua alimentação

sementes na alimentação


Há uns três anos eu comia muitas castanhas e outras oleaginosas como forma de me manter saudável, com os triglicerídeos controlados e também aliado no ganho de peso. Sempre fui magra e tive dificuldade de engordar, então a nutricionistas pedia que eu comece duas porções de nozes, castanhas e avelãs por dia.

No início eu comia pura, misturadas à uvas passa. Era gostosinho, mas no segundo mês eu já estava enjoando. Tentei criar variações como meu próprio creme de avelã e incluir em bolos. Desde que engravidei deixei de lado o hábito das minhas porções, mas quero retomar. Dessa vez, quero poder incluir essas castanhas em receitas do dia a dia sem sofrimento.

Sei que há muitas pessoas como eu, que desanimam em comer oleaginosas por não enxergar onde ela pode ser incluída na dieta ou ainda por achar que vão engordar. Há um mito aí, porque se você ingerir a quantidade diária recomendada você não engorda, tá? Outra coisa é valorizar tudo que há de bom nessas "nuts".

As nozes, por exemplo, possuem muitos benefícios para a saúde. Apenas um punhado cinco unidades pode ajudá-lo a encontrar suas exigências diárias para a proteína, a fibra, as gorduras saudáveis, e muitas vitaminas e minerais. Uma análise por pesquisadores do Imperial College de Londres e da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia fala que uma porção diária de nozes pode aumentar sua vida. O estudo descobriu que as pessoas que comem pelo menos 20 gramas de nozes ( por dia têm um menor risco de doenças cardíacas, câncer e outras doenças. Segundo Eureka Alert, esse montante "pode ​​reduzir o risco de doença coronariana em quase 30%, o risco de câncer em 15% e o risco de morte prematura em 22%".

beneficios das castanhas
Fonte: Zona Cerealista
Sabendo disso, nada de se entupir de torta de nozes ou brownie com amêndoas! Vou te sugerir sete maneiras inteligentes para adicionar uma porção de oleaginosas ao seu dia e colher os benefícios das gorduras saudáveis ​​e outros nutrientes:
  1. Corte e jogue-os em uma salada verde. Dá crocância e sabor.
  2. Picar amêndoas na farofa. Substitua o bacon ou linguiça por amêndoas e você terá requinte ao acompanhamento.
  3. Pique amêndoas no queijo quando fizer hambúrguer caseiro. Assim que derreter, coloque por cima e jogue sobre a carne. 
  4. Pique as castanhas bem finas e adicione-as à sopas ou cremes
  5. Polvilhe pistache na massa com um molho de limão. 
  6. Faça salada de feijão fradinho e inclua nozes, amêndoas ou castanhas nela.
  7. Pulverize-os e adicione-os a um smoothie da banana. Congele a banana e quando for bater no liquidificador jogue a sua porção diária de oleaginosas.
  8. Faça salada de frutase no final adicione oleaginosas picadas.

Existem diversas receitas com oleaginosas, como arroz, molhos e até sobremesas. Gosto muito de comer com salada de fruta e na farofa. E vocês?
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.