maio 27, 2013

Cores dos alimentos

Todo nutricionista diz que o prato da gente tem que ser colorido. Mas antes de encher o prato com pizza de M&M's, dá uma lida nesse post. Hoje o assunto é sobre como as cores dos alimentos influenciam a nossa saúde e beleza.

Não são todos os nutrientes que possuem cor. As proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais, por exemplo não tem cor alguma. Mas existem pigmentos que, apesar de não terem propriedades nutritivas, são grandes aliados no combate e na prevenção de doenças. 

É o caso do betacaroteno, encontrado principalmente em vegetais amarelos, alaranjados e verde-escuros. Já o licopeno, famoso por seus benefícios no combate ao câncer de próstata, é o pigmento que dá ao tomate sua cor vermelha. Em outra família, a dos flavonóides, há a antocianina, fonte das tonalidades vermelha-escura, roxa e azulada em alimentos como as uvas e a beterraba. Cada alimento desses tem uma importância, justamente por sua cor.

Na tabela abaixo você pode conferir alguns alimentos, suas cores e o que eles podem trazer de benefícios ao seu organismo.



"A vitamina C, por exemplo, está presente em uma grande variedade de frutas, mas não pode ser identificada por nenhuma cor. Por outro lado, a clorofila, principal responsável pela coloração verde dos vegetais, não é considerada um nutriente. Existem estudos ainda em andamento para confirmar sua atuação como agente de combate aos radicais livres, aquelas moléculas liberadas pelo organismo que provocam doenças, processos degenerativos e envelhecimento. No entanto, não existem propriedades nutritivas na clorofila", diz Soraia Goulart, nutricionista do Hospital Universitário da USP.



Então, quando um médico ou nutricionista fala para incluir mais cores no seu prato significa que ele quer que naturalmente você previna doenças e supra necessidades no seu organismo. 

Fique atenta e sempre que precisar, dê uma olhadinha nessas tabelas!


BEIJOS

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Um comentário:

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.