março 06, 2018

Como a organização pode te ajudar a conseguir um emprego

processo seletivo


Eu nunca fui a louca da organização, mas desde que casei gosto de manter cada coisa em seu lugar. Depois de ter filho senti a necessidade de botar cada coisa em seu lugar mais ainda, porque acredito que facilita muito nosso dia a dia. Hoje essa organização envolve também meu trabalho e comecei a refletir o quanto manter as coisas separadas em ordem ajuda e muito a nossa vida. Na sua carreira, por exemplo, ela pode ajudar você a conseguir um emprego.

Não estou dizendo que você vai trabalhar de Personal Organizer ou passar por uma dinâmica que separa peças por cores e tamanhos, mas no processo seletivo em si essa organização é fundamental. Vocês podem não parar para pensar, mas o simples fato de já estar com a documentação em dia e separada pode fazer com que você seja escolhido. Isso porque muitas empresas tem urgência na admissão e priorizam quem está pronto para ocupar a vaga.

Muitas tem como exigência certificado de reservista para homens ou cópias de certidões, por isso é sempre bom já ter uma pasta com todas as possíveis documentações. Não tem nada mais chato do que chegar no final de um processo e perder a vaga porque não tem um certificado à mão – algumas Universidades liberam após alguns dias.

Então, se você já está procurando emprego, deixe toda a documentação à mão. Como estão seus documentos para a admissão? Logo abaixo segue uma listagem básica dos documentos pedidos:

Carteira de Trabalho
PIS
CPF
RG
Título de eleitor
CNH (caso trabalhe com carro)
Certidão de Nascimento/ Casamento/União Estável
Reservista (para homens maiores de 18 anos)
Foto 3x4 recente
Comprovante de Residência
Comprovante de Escolaridade
Declaração de curso e período (para estagiários)
Certidão de nascimento, carteira de vacinação CPF e declaração de frequência escolar (para quem tem filhos).
Cartão nacional de saúde
Registro no Conselho da Classe (CRM, CRN, CREF, OAB, etc.)

Esses documentos podem variar de empresa para empresa, mas é importante estar preparado, com todos os documentos em boas condições e dentro do prazo de validade. Também é muito importante verificar no site do eSocial a Consulta de Qualificação Cadastral que mostra se o cadastro do Nis/Pis está sem divergências. Quanto a exigência do CPF dos filhos exige-se para crianças a partir de oito anos de idade. Além disso, o CPF também é exigido para o cadastro do cônjuge como dependente.

Já o Cartão Nacional de Saúde agora também é solicitado. Inclusive essa numeração vem impressa no cartão do plano de saúde e odontológico do empregado. Para quem ainda não tem, faz na hora pelo site. No caso de certificado de reservista, é dispensado a apresentação para quem completou ou tem mais de 46 anos (Decreto Lei 93.670 de 09/12/1986, publicado no D.O.U. em 10/12/1986).

Outro ponto importante é a Carteira de Trabalho: se nela ainda possui folhas em branco para assinatura do contrato de trabalho. Sei de um caso em que a pessoa perdeu a vaga, pois a empresa não pode esperar que uma nova carteira fosse tirada.

Aconselho a todos a sempre terem uma pasta como todos os documentos guardados. Eu por exemplo, quando vou em uma entrevista já levo todos os documentos possíveis. Se a vaga possui urgência e você está com os documentos em mãos possui grandes chances de já sair admitido.

Viram como a organização pode te ajudar a conseguir um emprego? Uma empresa que busca um funcionário organizado vai perceber que ele é assim já no processo seletivo. Fique atento e organize-se!

Se você gostou da dica, compartilhe esse post com seus amigos!


Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.