janeiro 02, 2018

Sobre planejar (quase) todas as coisas da vida

blog da priscilla organização


Oi, meu nome é Priscilla e eu adoro escrever sobre tudo que gostaria de fazer e coisas que precisam ser feitas. Não, eu nunca fui assim, ainda que sonhasse sempre e desenhasse a casa dos meus sonhos quando criança. Eu sempre acreditei no poder das palavras, que escrevendo nós poderíamos atrair aquilo. Talvez por isso eu viva de escrever e ame tanto isso.

Não sei ao certo quando que a palavra planejamento passou a ser rotina na minha vida, talvez tenha sido quando comecei a trabalhar e precisava de ordem na cabeça para lidar com as tarefas. Ainda não contei por aqui, mas meu primeiro emprego - de verdade - aconteceu em meio a um período turbulento da minha vida em que eu tinha crises de ansiedade. Controlar meus passos e rotina ajudou.

Depois de um tempo acabei levando essa rotina para minha casa e planejar refeições, limpeza, compras e tudo mais virou uma constante. Depois de ter filho, então, isso tomou uma proporção maior, porque antes o planejamento era meu e não envolvia ninguém. Hoje envolve a família.

Você pode pensar "que chato isso, ela prevê cada passo". Mas não. Eu sou a rainha do improviso e a pessoa mais imprevisível que você conhecerá e justamente por isso preciso de planejamento, senão todo mundo entra no caos que é minha mente. Eu mesma burlo meus planners, imagina se não tiver escrito?

A questão é que se planejar não é se escravizar. É fazer visível tudo aquilo que você tem em mente e gostaria de fazer. Não significa seguir à risca, significa ter metas e objetivos claros e saber o caminho para se chegar onde quer. Não sou refém dos meus planners - você pode conferir todos os que já publiquei na tag de organização  -, é só que eles me ajudam a chegar no meu desejo. Eu quero uma casa limpa? Planejamento de limpeza. Quero comer tal e tal coisa e ter mais tempo para meu filho e marido? Planejamento do cardápio. Quero ficar sarada e gostosa? Planejamento da academia. E assim vai.

Planejar vem me fazendo ter tempo para muitas coisas, isso porque consigo canalizar meu tempo no que realmente importa. Faço aquilo que tem que ser feito e estou livre. Muita gente pensa que vivo de faxina, mas arrumar a casa ocupa uma pequena parte do meu dia e eu faço apenas de segunda a sexta, para que aos finais de semana fique livre. Vou ser bem sincera, eu gasto mais tempo planejando do que executando. Eu faço de tudo para que na hora prática eu gaste o menor tempo ou dinheiro.



Muitos me chama de Monica Geller, já que adoro uma limpeza e organização. Pode chamar, mas eu sou Priscilla Oliveira mesmo, aquela que sabe a hora de ser imprevisível e a hora de seguir a cartilha à risca. Minha vida tem muitos compromissos, então tudo precisa acontecer nos mínimos detalhes. Eu já vivi muito no improviso e só o que consegui foi perder tempo e dinheiro. Hoje sei o quanto a organização é importante.

O ano está começando e você também pode ser mais organizado. Planeje mais e tenha mais tempo para si. Já publiquei uma série de planners aqui que podem te ajudar a ter mais tempo sobrando e ser mais focado. Não tem espaço para desculpas do tipo "ai eu não consigo"...TENTE!! Só nós podemos fazer por nós mesmos.

Pra fechar o post vou dar um exemplo de como ser organizada já me ajudou:
- Faculdade, período de monografia. Eu sabia o dia que queria apresentar o trabalho de conclusão do curso. Contei quantas aulas teríamos até lá e fui desenhando de trás pra frente tudo que teria que entregar até determinado prazo. Era julho e a apresentação em novembro, pouco depois do meu aniversário. Nesse meio tempo eu reservei espaço para ir ao Rock in Rio em dois dias. Ou seja: trabalho ok, lazer ok. A cada semana uma entrega conforme eu escrevi. Se tivesse que reescrever algo eu teria que incluir nos sete dias junto com o prazo seguinte, se acumulasse eu tinha os feriados também. A monografia foi entregue no prazo, apresentada com louvor e nota 10. Eu curti os dois shows do Rock in Rio e tirei uma semana e meia de folga. Planejei como seria e corri atrás.

É possível! Isso vale para estudos, carreira, bens materiais, limpeza, lar, família...o que você quiser. Planejar é importante, principalmente nos dias corridos que temos hoje em dia. Planejar não é ser escravo do tempo e tarefas, é saber onde se quer chegar e o que é preciso para isso.

Vem comigo nessa?
Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.