outubro 04, 2017

Como montar media kit

dicas para blogueiras


O media kit é um documento importantíssimo para quem quer se profissionalizar nesse mundo de blogs e redes sociais. É ele quem vai abrir as portas para as agências e assessorias saberem mais profundamente quem é você, o que você faz, o que você pretende e o que te torna relevante. Ele é um documento curto, direto e objetivo sobre tudo que você já fez, faz e pretende fazer. A criação dele pode ser no word, powerpoint ou mesmo Corel. O importante, nesse caso, é deixar o arquivo fechado, em PDF, para que ninguém mais possa editá-lo a não ser você.

No vídeo abaixo deixei algumas boas práticas para quem quer montar esse documento, mas vou compartilhar alguns pontos com vocês por aqui:

- Aproveite a arte do seu blog ou canal para utilizar na identidade visual do documento
- Evite fundo branco
- Inclua números das redes sociais e explique seu foco com cada uma delas
- Diga o que fez de relevante
- Inclua prints
- Diga o que pretende
- Faça uma minibiografia sua
- Não minta!!!
- Tenha um modelo com preço e outro sem
-  Atualize ele eventualmente (a cada dois meses é bom)


Com esse documento pronto você poderá se apresentar às assessorias e mesmo fechar parcerias e publicidades. Toda vez que alguém te pedir, você não ficará com medo sem saber se enviou a coisa certa. Vejo que muitas pessoas acabam enviando um documento de word aberto, quase como um currículo, quando o media kit deve ser algo descontraído, criativo e organizado.  Existem outros modelos de media kit, como podcasts, vídeos e animações. As empresas, no entanto, continuam preferindo esse modelo tradicional, que pode ser acessado mais facilmente em reuniões de escolha de qual influenciador fará determinada ação.

Lembre-se: nem sempre que pedem media kit é porque querem fazer publicidade, parceria ou algo do tipo. Às vezes a sondagem ocorre para saber quem você é e vão te monitorando. Se não te enviarem nada ou te chamarem pra publi, não fique triste. Isso pode vir com o tempo, por isso siga sempre atualizando seu documento. Fica de bom tom a cada início de ano enviar um novo para as assessorias que te pediram no passado - serve até como um lembrete de "olha, estou aqui ainda".

Se tiver alguma dúvida deixe aqui nos comentários! Esse post resolvi fazer não apenas como blogueira atuante há 13 anos, mas como uma profissional de Marketing que utiliza bastante desse modelo e atua como consultora também.

Aproveite e se inscreva lá no canal e fique por dentro das novidades.

Priscilla
Priscilla

Mãe, esposa, jornalista e dona de casa. Adora cuidar do lar, de música e gatos. Aquela dos olhos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Priscilla/Garota de Escorpião existe desde 2010. Tecnologia do Blogger.